Publicidade
Início ESG Empresas Randon anunciam iniciativas de ESG

Empresas Randon anunciam iniciativas de ESG

0
Publicidade

A certeza de um futuro colaborativo e sustentável foi a base da apresentação dos compromissos públicos com foco em ESG das Empresas Randon na tarde desta terça-feira,1º, em evento online para acionistas, colaboradores, imprensa e comunidade. “Não existe futuro sem sustentabilidade, sem que se pense nas próximas gerações, no planeta que estamos deixando para nossos filhos e netos, no respeito às pessoas e ao meio ambiente. O ESG é o único caminho para alcançar nossos objetivos e colocar em prática nossos propósitos e nossos princípios”, afirmou o CEO das Empresas Randon, Daniel Randon.

Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), a companhia desenvolveu sua ambição de sustentabilidade em cinco pilares: condução ética e responsável, excelência e segurança como um valor, compromisso com o meio ambiente, prosperidade para todos, e inovação sustentável. “Fizemos uma pesquisa para identificar os focos de ESG e chegamos a pilares que reforçam esses objetivos. Temos clareza de onde queremos chegar e consciência do quanto o nosso impacto é e pode ser positivo na vida de milhões de pessoas”, declarou Daniel Randon.

Para cada pilar, há um conjunto de ações e projetos internos para alcançar os compromissos elencados. Entre as principais metas estão duplicar o número de mulheres em cargos de liderança até 2025; zerar acidentes graves; reduzir 40% da emissão de gases de efeito estufa até 2030; zerar a disposição de resíduos em aterro industrial e o lançamento de efluentes até 2025; e ampliar a receita líquida consolidada anual gerada por novos produtos.

O CFO das Empresas Randon, Paulo Prignolato, falou sobre a governança, a prestação de contas e a evolução constante das políticas de transparência da empresa com todo o mercado. “Seguimos à risca toda a regulamentação imposta pelos órgãos reguladores e temos o compromisso de uma evolução contínua no sentido de sermos transparentes em relação a tudo o que fazemos”, afirmou.

A preocupação com o meio ambiente foi o foco da fala do COO das Empresas Randon e CEO da Fras-le, Sérgio L. Carvalho, que apresentou a estrutura da empresa dedicada a esse tema, as certificações e as metas bastante agressivas para os próximos anos. “Elas cobrem todo o ecossistema, mas estamos focados na manutenção e no combate às mudanças climáticas, no desenvolvimento de produtos amigáveis ao meio ambiente, na chamada economia circular e na melhor utilização dos recursos disponíveis”, frisou. O executivo deu destaque aos R$ 8,6 milhões investidos em gestão ambiental apenas em 2020, à ampliação do reúso de água, aos 65,4% de reciclagem dos resíduos nas operações da empresa e as 1,5 toneladas de materiais recuperados com logística reversa.

Em relação ao compromisso de reduzir 40% da emissão de gases de efeito estufa até 2030, Carvalho afirmou que se dará pela diminuição substancial da utilização de energia – e substituição por solar ou eólica –, redução do uso do GNV e substituição de equipamentos industriais por mais eficientes nas instalações da empresa. Em relação aos resíduos, 77% já têm destinação sustentável, e os 23% restantes, mais focados na utilização de areia de fundição, devem ser reaproveitados como matéria-prima para confecção de outros materiais.

O CTO das Empresas Randon, Daniel M. Ely, ao falar do pilar inovação sustentável, lembrou que inovação é o que move as Empresas Randon desde a sua fundação, mas que é preciso se reinventar cada vez mais. “É o que vai trazer a sustentabilidade do próprio negócio e do impacto que gera. Essa inovação é tanto em produto quanto em processos e serviços. Faz parte do nosso compromisso de ampliar ainda mais a receita líquida consolidada do grupo.” Segundo ele, o olhar para as novas tecnologias e transformações disruptivas faz parte de uma jornada de transformação da cultura da empresa, que faz com que se tenha maior agilidade para incorporar novas tecnologias e oportunidades.

Na oportunidade, as Empresas Randon e a Fras-le apresentaram seus Relatórios de Sustentabilidade 2020, que seguiram, pelo segundo ano consecutivo, a Global Reporting Initiative (GRI) Standard, melhor prática global voluntária de monitoramento e reporte do desempenho ESG. Pela primeira vez, a companhia baseia a construção do documento nas diretrizes do Relato Integrado criadas pelo International Integrated Reporting Council (IIRC), com o objetivo de reportar com mais clareza a interligação dos diferentes fatores financeiros e não financeiros e sua relevância à geração de valor do negócio a longo prazo.

Além de apresentar seus compromissos públicos, as Empresas Randon também se tornaram signatárias do Pacto Global da ONU, uma iniciativa proposta para encorajar empresas a adotarem políticas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade.

Compromissos públicos de sustentabilidade:

> Duplicar o número de mulheres em cargos de liderança até 2025.

> Zerar acidentes graves.

> Reduzir 40% da emissão de gases de efeito estufa até 2030.

> Zerar a disposição de resíduos em aterro industrial e o lançamento de efluentes até 2025.

> Ampliar a receita líquida consolidada anual gerada por novos produtos.

ESG FORUM

A TI INSIDE promove dias 16 e 17 de junho o ESG Forum, evento que vai discutir através de painéis de discussão os desafios para se tornar uma empresa ESG, governança corporativa, mudanças climáticas e capital humano. Mais informações, grade do evento, inscrições no site www.esgforum.com.br ou pelo telefone/WhatsApp 11-3138-4619 info@tiinside.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile