Tecnologia: um bem mais que necessário, um ativo de valor

0

Falar de novas tecnologias na sociedade de hoje parece redundante. Para onde quer que olhemos, os artifícios do mundo globalizado nos devoram e mostram a que vieram.

Praticamente podemos dizer que somos a tecnologia. É como se estivéssemos dentro do universo do Matrix, onde a realidade do presente se mistura às possibilidades de futuro. Ela nos possui de forma tão espontânea e assertiva que se torna inegável consumi-la.

E o mais curioso é que esse conceito pode se envolver em diversos níveis das múltiplas redes de negócios: à medida que variadas iniciativas surgem, as empresas precisam se atualizar e engatilhar novos contextos. Se pararmos para pensar, a internet que nasceu há cerca de 20 anos – e que é a tecnologia que temos hoje – foi acontecendo em um compasso impressionante. Ela ainda não está madura, tampouco pronta ou finalizada. Estamos no caminho, amadurecendo, e pode ser que a geração atual não a veja completamente desenvolvida. A velocidade das coisas, do mundo de agora, é intensa; porém, há muito a acontecer.

Posso dizer por minha própria trajetória: eu parti do analógico, criei e desenvolvi o mundo digital, mas ainda me sinto "criança". Vi a tecnologia nascer e hoje a enxergo ainda desbravando caminhos e abrindo todo um outro universo de possibilidades.

Uma grande prova disso é o blockchain, já imensamente presente em nossos cotidianos e ações: quando alguém poderia prever que a questão da autenticidade digital se tornaria tão necessária? Eu previ isso desde o surgimento do mundo online. Trata-se de um artifício real para dados, fatos, produtos, contratos, notícias, transações… O blockchain vem como alternativa verossímil, uma vez que, apesar da internet estar combalida pela falta de verdade, ela ainda é o caminho – e temos certeza disso.

A grande aposta é que, agora, não basta usar recursos a nosso favor. Precisamos ser tecnologicamente responsáveis. Socialmente engajados. Naturalmente livres de quaisquer limitações de tempo e espaço. A nova forma de se relacionar na internet é com empresas que tratam os dados e os dividem com quem é de direito. Há a clara necessidade de uma honestidade em todos os procedimentos. Vamos, o tempo todo, buscar as garantias de certeza de que os dados estão sendo tratados, de acesso às informações em determinada plataforma. Isso não significa ser vigiado, mas é a garantia, sim, de que os dados estão bem guardados, e só quem é de direito tem acesso a ela.

A sociedade tem um enorme poder nas mãos e não aproveitá-lo seria um desperdício. A maior contrapartida que a tecnologia exige de nós é coragem. Estamos apenas no começo de uma grande revolução.

Ronaldo Sodré Santoro, fundador e co-CEO da Bom Valor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.