Publicidade
Início Notícias Inovação Detran.SP libera acesso a 11 serviços pelo WhatsApp

Detran.SP libera acesso a 11 serviços pelo WhatsApp

0
Publicidade

O cidadão pode agora acessar serviços do Detran.SP pelo WhatsApp. Já estão disponíveis 11 itens relacionados à habilitação e veículos. Dentre eles, estão os mais demandados pelo usuário: renovação e segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), licenciamento e transferência de propriedade de veículo.

O atendimento é totalmente automatizado e resolutivo. O que o cidadão já faz pelo aplicativo do Poupatempo, por exemplo, ele consegue agora fazer pelo WhatsApp. Com uma vantagem: uma interface mais fácil, permitindo um atendimento rápido.

“Esse é um novo passo para oferecer um serviço de qualidade e de maior agilidade. Os serviços estão disponíveis pelo WhatsApp 24 horas nos sete dias da semana. É o que o cidadão espera de nós”, afirmou Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran.SP. “Queremos atender de forma simples, sem burocracia, proporcionando uma boa experiência para o usuário”, completou.

Contato

Para utilizar, o usuário pode salvar o contato do Detran.SP via WhatsApp 11 2178-9494 ou, pelo portal, clicar no link que direciona para o aplicativo. Ao enviar a primeira mensagem, o retorno automático virá com as opções CNH e Veículos. Depois de escolher, o cidadão receberá o leque de serviços disponíveis e precisará digitar o número correspondente ao serviço desejado.

Sobre a CNH estão disponíveis os seguintes serviços: consulta de pontos, renovação, alteração de endereço, segunda via, início do cumprimento de suspensão, rebaixamento de categoria, alteração de dados. Relacionados a veículos são: licenciamento digital, pesquisa de débitos e transferência veicular.

“A intenção de disponibilizar os serviços pelo WhatsApp vem desde o início da transformação digital. Mas é um processo longo. Nós trabalhamos primeiro para disponibilizar os principais serviços nos canais já existentes e em seguida focamos na contratação e revisão de fluxos para desenvolvermos os serviços dentro desse novo canal”, explicou Ilídio Machado, diretor de atendimento do Detran.SP.

Em seguida, o cidadão precisa confirmar alguns dados para sua identificação, sendo direcionado à página do login.sp onde deverá informar cpf e senha – como faz no Portal e App do Poupatempo. Para cidadãos não cadastrados no login.sp é possível iniciar o cadastro na aba “CADASTRE AQUI”. Já para quem possui cadastro, mas não lembra a senha, acesse “ESQUECEU A SENHA” para recuperar o acesso.

Orientações

Para o cidadão realizar o serviço que deseja é importante que os dados cadastrais estejam atualizados na base do Detran.SP, como por exemplo endereço, CEP e telefone celular.

Para fazer a mudança de endereço da CNH no mesmo município, a alteração pode ser feita de forma digital pelo WhatsApp, portais do Detran.SP e Poupatempo, ou ainda, aplicativo Poupatempo Digital. A alteração é consistida com a base de dados da Secretaria da Fazenda, onde é necessário que o cidadão seja titular de conta de consumo (energia, água/esgoto, gás ou telefone) emitida há pelo menos 15 dias no novo endereço.

Quando a consistência não é possível ou o cidadão precisa informar uma mudança de cidade ou estado, é necessário comparecer presencialmente a uma unidade de atendimento.

O agendamento é feito pelos canais digitais do Poupatempo. Pelo portal do Poupatempo, acesse a aba Transferência de CNH em Demais serviços de CNH e agende o serviço.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile