Grupo Unidasul adota solução óptica em centro de distribuição e novas unidades no RS

0

Com a expansão de sua rede de supermercados Rissul e de atacarejos Macromix pelo estado do Rio Grande do Sul, o grupo Unidasul viu a necessidade de centralizar toda sua operação logística em um novo centro de distribuição, com capacidade para atender às suas 43 filiais atuais – 46 previstas até o final de 2022. Instalado no município de Esteio, onde se localiza a sede administrativa do grupo, o novo pavilhão logístico entrou em operação no início de 2020, ocupando uma área construída de 50 mil metros quadrados.

Marcelo Capela, coordenador de infraestrutura da Unidasul, conta que um dos principais desafios desse projeto foi a escolha da solução para a rede de comunicação, que deveria ter cerca de 1.200 pontos e ser suficientemente robusta para atender às diversas aplicações utilizadas na empresa – como serviços de telefonia IP, WiFi, CFTV e controle de acesso, entre outros.

"A construção de uma infraestrutura de rede em par metálico mostrava-se inviável, principalmente devido à dificuldade para acomodação dos switches. Para os 1.200 pontos de rede, seriam necessários no mínimo 12 racks, alguns deles instalados a 15 metros de altura, uma vez que não seria possível ter salas técnicas no meio da operação logística. E isso tornaria a manutenção muito difícil", explica Capela.

A alternativa apresentada pela Viksul, distribuidora autorizada Furukawa responsável pela implantação do projeto, foi a solução Laserway, que se baseia em tecnologia totalmente óptica e possui infraestrutura simplificada, dispensando a necessidade de várias salas técnicas para abrigar os equipamentos.

Para Marcelo Capela, a gestão centralizada, a robustez dos ativos e a possibilidade de atualização em massa do firmware de mais de 200 terminais de rede (ONUs), a partir da OLT, foram diferenciais que também pesaram na escolha da solução da Furukawa.

Além do centro de distribuição, a rede baseada na solução Laserway atende também as instalações da padaria e da transportadora do grupo, que ficam em outros prédios na mesma área, em Esteio.

Assim, a solução Laserway já está dando suporte às aplicações de rede do novo Macromix São Leopoldo, inaugurado em abril. E também será a base das redes de comunicação dos supermercados Macromix Portão, Macromix Tramandaí e do Rissul Canoas, que têm inauguração prevista para este ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.