As exportações brasileiras do setor de serviços, principalmente de produtos audiovisuais, de design e tecnologia da informação, chegaram a US$ 22,5 bilhões no ano passado, um crescimento de 26% sobre o ano anterior. O dado consta da publicação Panorama do Comércio Internacional de Serviços divulgada na terça-feira (1/7) pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), no Rio de Janeiro.
A publicação mostra que embora as exportações brasileiras de serviços correspondam a 0,7% do mercado mundial, elas crescem a uma taxa três vezes maior do que a média dos outros países. ?As nossas exportações crescem cerca de 25% ao ano, enquanto as mundiais ficam em torno de 8%?, informou o secretário de Comércio e Serviços do ministério, Edson Lupatin.
De acordo com ele, os investimentos em qualificação e as parcerias entre o governo e a iniciativa privada podem fazer com que as exportações do segmento cheguem a US$ 40 bilhões em 2010. ?Acho que vamos até extrapolar esse valor?, previu. Lupatin observa que o setor se torna cada vez mais interessante porque além de corresponder a 66% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, participa cada vez mais do comércio exterior.
O ministério fechou uma parceria com Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) para realização de pesquisas e seminários sobre investimentos e rodadas de negócio, por exemplo.
No ano passado, mais de 22 mil empresas brasileiras exportaram serviços. Entre os setores que mais arrecadaram, estão o de serviços empresariais e profissionais (US$ 10,1 bilhões), de viagens internacionais (US$ 4,9 bilhões) e de transportes (US$ 4 bilhões).
Com informações da Agência Brasil.