O ministro da Ciência e Tecnologia (MCT), Sergio Rezende, garantiu nesta quarta-feira (2/7) que o governo vai dispor de recursos da ordem de R$ 30 milhões para serem aplicados no desenvolvimento de programas de nanotecnologia ainda neste ano. "São verbas que estão aguardando vocês dizerem onde e como serão aplicadas. Nos próximos três anos são mais R$ 150 milhões", acrescentou o ministro na primeira reunião do comitê consultivo para a área de nanotecnologia, realizada no Ministério.
O ministro destacou que, com o passar dos anos, foi formada uma rede do setor de nanotecnologia para facilitar a captação de recursos. Entretanto, ele chamou atenção para que essas iniciativas sejam mais bem administradas e funcionem de fato como uma rede integrada. "Em alguns casos não foi formada uma rede, mas, sim, um conglomerado de unidades", ressaltou Rezende.
De acordo com o ministro, o MCT, a partir de 2005, canalizou recursos para redes regionais de nanotecnologia, ancoradas no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e no Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), o que possibilitou a continuidade dos programas.
O secretário de Política e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (Seped), Luiz Antonio Barreto de Castro, ressaltou que os recursos voltados para setor estão garantidos e pediu aos membros do comitê consultivo para a área de nanotecnologia que busquem uma diretriz para a formalização das redes. "Se for a decisão desse conselho a criação e investimento em uma rede nacional, que esta traga resultado importantes para o país", disse.
O comitê consultivo se reuniu nesta quarta-feira para debater assuntos como a interação entre empresas e grupos de pesquisa no setor e a elaboração de um documento do programa de nanotecnologia.