Microsoft prepara programa para desenvolvedores de apps corporativos

0

Com a venda de apenas 900 mil tablets da linha Surface entre o quarto trimestre de 2012 e o primeiro trimestre deste ano, o que perfaz uma participação nesse mercado de 1,8%, a Microsoft anunciou recentemente que irá expandir a disponibilidade do equipamento. O modelo Surface Pro, que vem equipado com Windows 8 e começou a ser vendido em fevereiro nos Estados Unidos e Canadá, deve passar a ser comercializado em breve em mais países.

O primeiro tablet da linha Surface, o Surface RT, lançado em outubro do ano passado, já está disponível em países como Reino Unido, França, China e Austrália. Com o anúncio do Surface Pro, a empresa também informou que começará a vender a versão RT do dispositivo em mais treze países. Em relação ao Brasil, porém, não existem novidades. Segundo a Microsoft, não há qualquer previsão de quando os tablets vão desembarcar por aqui. 

Além disso, a Microsoft está lançando um novo programa chamado AppsForSurface para desenvolvedores independentes de software (ISVs). A empresa vai fornecer dispositivos e recursos para o desenvolvimento de software específico para a linha Surface, visando impulsionar as vendas do equipamento em empresas, órgãos governamentais e acadêmicos. O direcionamento do foco para o mercado corporativo, segundo analistas de mercado, faz parte da estratégia da fabricante para expandir sua presença nesse segmento, que tem sido sua maior fonte de receita na área de PCs, e tentar aumentar também a adoção do Windows 8 e do modelo RT.

Até o momento, o Surface vinha sendo vendido apenas em lojas autorizadas da Microsoft e as aplicações estavam voltadas basicamente para os consumidores finais. Mas, a partir de agora, passará a ser comercializado para corporações, por meio da rede de revendas e distribuidores da empresa.

De acordo com empresa de pesquisas e de investimento Zacks Investment Research, com foco em análise e recomendação de ações, embora a Microsoft tenha ficado para trás na corrida no mercado de tablets, ainda há tempo para criar seu próprio nicho. Combinando a funcionalidade de um tablet e laptop, o Surface pode atrair novos usuários. "Também não devemos nos esquecer da robustez financeira da empresa, o que lhe dá o poder de conceber e implementar estratégias como o AppsForSurface", diz relatório da consultoria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.