Publicidade
Início Notícias Comunicações Claro anuncia rede 5G no Brasil com espectro dinâmico

Claro anuncia rede 5G no Brasil com espectro dinâmico

0
5G
Publicidade

A Claro resolveu adiantar a implementação da quinta geração de redes móveis no Brasil. A operadora anunciou nesta quinta-feira, 2, o pré-lançamento do 5G utilizando as licenças de espectro já existentes, graças a uma tecnologia de compartilhamento dinâmico de espectro (DSS).

A rede será lançada em parceria com a Motorola e a Ericsson, utilizando a tecnologia Dynamic Spectrum Sharing (DSS). Ela permite que operadoras de telefonia móvel utilizem o espectro existente em mais de uma tecnologia, com a mesma frequência sendo compartilhada entre redes 2G, 3G, 4G ou 5G. A Claro promete conexão 12 vezes mais veloz que o 4G tradicional, sem explicitar quantos megabits por segundo isso significa.

Para utilizar o 5G da Claro, será necessário possuir um smartphone compatível com DSS. No primeiro momento, a única opção disponível no mercado será o Motorola Edge, com processador Snapdragon 765 e modem 5G integrado. O Motorola Edge+, mais caro, também possui suporte a 5G, mas a Claro diz ao Tecnoblog que ele não é compatível com a tecnologia de compartilhamento dinâmico de espectro da operadora.

A Claro não revelou as frequências adotadas e outros planos de implementação do 5G DSS no Brasil, mas promete anunciar nas próximas semanas a cobertura planejada e o início das vendas dos smartphones. A operadora diz que os investimentos feitos nas frequências atuais serão “aceleradores da implantação definitiva do 5G” com adição de capacidade na frequência de 3,5 GHz, a ser leiloada pela Anatel.

Espectro de sobra

No Brasil, a Claro é detentora das frequências de 700 MHz, 850 MHz (exceto MG, BA, SE, PR e SC), 1800 MHz, 2.100 MHz e 2.600 MHz. Com a compra da Nextel, a operadora passou a ser uma das maiores detentoras de espectro para redes móveis.

Nas frequências entre 1 GHz e 3 GHz, a operadora conta com 130 MHz de capacidade no estado de São Paulo, à frente de Vivo (110 MHz), TIM (90 MHz) e Oi (90 MHz). Em algumas regiões, como Nordeste e Minas Gerais, a operadora soma 150 MHz disponíveis para utilização.

Isso dá vantagem técnica para a Claro implementar uma rede 5G utilizando compartilhamento dinâmico de espectro, mas também distancia a operadora de arrematar lotes na frequência de 2,3 GHz por esbarrar no limite imposto pela Anatel. No arremate, a operadora deverá se concentrar na faixa de 3,5 GHz e nas ondas milimétricas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile