Publicidade
Início Notícias Negócios Federação Assespro quer que governo federal esclareça modelo para compras públicas de...

Federação Assespro quer que governo federal esclareça modelo para compras públicas de tecnologia

0
Publicidade

A Federação Assespro (Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação) encaminhou um ofício ao governo federal questionando o modelo proposto para compras públicas de bens e serviços de tecnologia da informação e comunicação pelo Decreto nº 10.332, de 28 de abril de 2020.

O artigo 16.6., por exemplo, prevê “negociar acordos corporativos com os maiores fornecedores de tecnologia da informação e comunicação do governo, de forma a resultar na redução de, no mínimo, vinte por cento dos preços de lista, até 2022”.

Representante de mais de 2.500 pequenas e médias empresas brasileiras do setor de TICs, a Federação Assespro vê com preocupação a estratégia do governo federal, que estabelece metas para a realização de aquisições centralizadas de bens e serviços de tecnologia da informação.

“O modelo proposto pode levar à coordenação anticompetitiva de preços por parte dos competidores de maior porte e barreira a entrada de empresas de menor porte”, diz o ofício assinado pela Assespro Nacional, Italo Nogueira. O documento foi encaminhado ao presidente Jair Bolsonaro; ao ministro da Economia, Paulo Guedes; ao secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Paulo Antonio Spencer Uebel; ao secretário de Governo Digital, Luis Felipe Salin Monteiro; ao secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos Alexandre Jorge da Costa; e ao secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação, Gustavo Leipnitz Ene.

A entidade entende que as compras públicas são um fator indutor do processo de crescimento econômico e de geração de emprego e renda, e que a sistemática de compras centralizadas, com a concentração do mercado de TI voltado para administração pública, reduz a saudável variedade de oferta de soluções, especialmente em um segmento tecnológico e estratégico.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile