Até o início da Copa do Mundo de 2014, prestadoras de serviços de telecomunicações já devem oferecer ao público telefonia móvel de quarta geração (4G) em todas as cidades-sede do mundial. O diretor do Departamento de Banda Larga do Ministério das Comunicações, Artur Coimbra de Oliveira, ressaltou que o mundial de futebol deve deixar como legado a implantação da tecnologia no país.
O Ministério das Comunicações e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estão acelerando as licitações para a oferta de 4G. O primeiro lote deve ser lançado em abril do ano que vem. "Queremos que, pelo menos, 80% das áreas das regiões metropolitanas de todas as cidades-sede estejam cobertas por redes 4G", afirmou Coimbra durante um debate promovido pela Câmara Americana do Comércio Brasil-Estados Unidos. Apesar de incerto, o diretor espera que durante a Copa das Confederações, em 2013, nove cidades-sede já apresentem a tecnologia.
Para Coimbra, o 4G vai equiparar o Brasil aos países de ponta no setor da telefonia. "Pela primeira vez, uma nova tecnologia de telecomunicação será implantada no país ao mesmo tempo que está sendo implantada nos países mais desenvolvidos do mundo", ressaltou.
As informações são da Agência Brasil
- Infraestrutura