Social business: mais que um repositório de informações

0

A internet começou a se popularizar no Brasil na década de 90. Nos anos 2000, surgiu a primeira rede social de sucesso no País, o Orkut. Agora, na segunda década do século 21, smartphones, tablets, redes sociais e todas as possibilidades tecnológicas e de interação que a internet nos proporciona não são mais novidades, já estão intrínsecos a sociedade atual. Com a evolução tecnológica também estamos mais rápidos, a velocidade está inerente a nossa geração.
Hoje as pessoas são usuárias de redes sociais e dispositivos móveis e mais do que isso, necessitam destes meios para se comunicar. Mesmo os que não são heavy user. Quem tenta ignorar este novo cenário não tem mais espaço – seja no mercado de trabalho ou em qualquer outro ambiente social. Só o Facebook, que é a rede social mais utilizada atualmente no Brasil, possui mais de 50 milhões de usuários, aponta uma pesquisa recente do SocialBekers.
A sociedade atual precisa trocar informações com rapidez, contar aos outros o que ficou sabendo, compartilhar nas redes sociais. Se o trânsito está ruim, por que não postar no Twitter? O seu filho nasceu. Por que não mostrar uma foto no Facebook? Esta troca de informações e de ideias faz parte desta geração e as empresas podem e devem se aproveitar deste novo perfil.
Notícias, vídeos e fotos se espalham com uma rapidez imensurável. As pessoas gostam, compartilham e quando se dão conta já são mais de 1 milhão de acessos. E não adianta apenas dividir a informação, é preciso ser o primeiro. O excesso de dados faz com que a notícia de ontem seja muito velha. A informação ganha relevância com a velocidade. Quanto antes você sabe, melhor. As empresas não podem fechar os olhos frente a estas transformações e precisam acompanhar o movimento social.
Diante desse novo cenário, o social business tem se tornado cada vez mais importante na rotina das organizações, principalmente, porque acredito que seja a maneira mais eficiente de estar em contato com todos ao mesmo tempo. Uma rede social interna promove integração entre os departamentos; facilita a integração externa, com clientes, por exemplo; é um ótimo repositório de informações; facilita e incentiva a comunicação; e estimula a inovação e a colaboração entre os profissionais.
As empresas não podem guardar informações ou priorizar um grupo de pessoas. Certamente, informações estratégicas devem ser conservadas. Mas a maioria das coisas que acontecem podem e devem ser compartilhadas, o que incentiva a troca de ideias e pode resultar em ótimas soluções. O colaborador bem informado sobre a organização tem melhores condições de sugerir novas ações. O cliente pode comentar um caso de sucesso com seus parceiros e transformá-los em prospects.
A rede social corporativa é o espaço no qual a empresa pode divulgar tudo o que for relevante para os seus colaboradores, clientes, parceiros e prospects. É um ótimo canal de comunicação e proporciona este contato direto com todos. Além de ser um ótimo repositório de informações. Tudo o que for relevante sobre a empresa pode ser colocado na rede corporativa. Desta forma, os dados não ficam dispersos e estão disponíveis para serem lidos e comentados.
Este é outro ponto importante, os colaboradores devem ser ativos, assim como são em suas redes pessoais. Existem três tipos de usuários: os postadores, os comentadores e os leitores; e todos são importantes para que as informações circulem no social business. Por isso, a rede também deve ser convidativa a participação do usuário, que precisa se sentir a vontade para comentar e trocar ideias. Caso contrário, se torna apenas um repositório de comunicados e não alcança o objetivo.
Você já usa uma ferramenta de social business? Colabore e me enviei sugestões/informações para comentarios@w5solutions.com.br de como a sua empresa está inserida neste novo cenário.

Marcos Abellón, diretor geral da W5 Solutions

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.