Brasil e União Europeia desenvolvem projetos na área de TICs

0

BRASÍLIA — O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) anunciou projetos conjuntos contemplados na chamada MCTI/CNPq nº 13/2012 do Programa de Cooperação Brasil-União Europeia, direcionado para a área de tecnologia da informação e comunicações (TICs). A chamada destinará R$ 13 milhões do Fundo Setorial para Tecnologia da Informação (CT-Info), coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), mais de R$ 1,8 milhão do CNPq e 5 milhões de euros da União Europeia.

Segundo o secretário de política de informática do MCTI, Virgilio Almeida, foram 64 projetos inscritos. Ele destacou a importância da parceria com a União Europeia, devido à expertise da região na área de TICs. "Esta colaboração é muito importante, afinal, o conhecimento de nosso parceiro neste quesito é admirável. A importância de sua rede e a tradição nas cooperações bilaterais com o Brasil também são fatores marcantes que impulsionam este programa", disse durante o Américas Fórum TIC, evento organizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCTI), que ocorreu na última quarta-feira, 31, em Brasília.

De acordo com o presidente do CNPq, Glaucius Oliva, as iniciativas conjuntas visam estreitar a relação entre as partes envolvidas, já alinhadas em questões conceituais, com a premissa do resultado direto para a sociedade."Cada vez mais a União Europeia tem olhado para o exterior, assim como o Brasil, pois a ciência não tem fronteiras. Nas experiências anteriores, tivemos projetos bem desenvolvidos. Nossa prioridade sempre será o benefício para a sociedade", afirmou ao destacar que o financiamento será integral e não apenas de auxílio e custeio.

Linhas temáticas

Os projetos contemplados estão atrelados a quatro linhas temáticas pré-definidas na chamada. O EUBrazilCC insere-se na linha "computação em nuvem para a ciência" e será coordenado no Brasil, por Francisco Vilar Brasileiro, da Universidade Federal de Campina Grande. O IMPReSS, coordenado por Djamel Fawzi Hadj Sadok, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), está vinculado a "tecnologias sustentáveis para uma sociedade mais inteligente". Os outros dois selecionados enquadram-se nas linhas "serviços e aplicações inteligentes para uma sociedade mais inteligente" e " aplicações e serviços de TV híbridos de transmissão e de banda larga". São eles, respectivamente: Rescuer, que tem como coordenador Manoel Gomes de Mendonça Neto, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e Global ITV, com coordenador Marcelo Knörich Zuffo, da Universidade São Paulo (USP). Com informações do MCTI.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.