Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Departamento de Justiça dos EUA propõe normas de conduta à Apple no...

Departamento de Justiça dos EUA propõe normas de conduta à Apple no mercado de e-books

0
Publicidade

Quase um mês depois de a Justiça dos Estados Unidos ter condenado a Apple por formação de cartel no mercado de livros eletrônicos (e-books), o Departamento de Justiça americano (DOJ, na sigla em inglês) e 33 procuradores do Estado propuseram medidas para acabar com as atividades de combinação de preços e restabelecer a competitividade no mercado.

Segundo o documento com as propostas, divulgado pelo blog de tecnologia All Things Digital, a Apple deve encerrar seus acordos de e-books com as editoras Hachette Book Group, HarperCollins Publishers, Macmillan, Penguin e Simon & Schuster; abster-se, por cinco anos, de firmar novos acordos de distribuição de e-books sem competir por preço; permitir que rivais de varejo como a Amazon e a Barnes & Noble forneçam links de seus aplicativos de e-books em sua loja de apps; abster-se de firmar acordos com outros provedores de música, filmes, programa de TV ou livros que possam ampliar os preços dos concorrentes; nomear e pagar um supervisor externo para garantir que seus acordos de políticas anticompetitivas sejam suficientes e rigorosamente observados.

“Sob a ordem proposta pelo DOJ, a conduta ilegal da Apple cessará e a empresa e seus altos executivos serão impedidos de conspirar para impedir a competição no futuro”, disse o procurador-geral adjunto, Bill Baer, ao blog. Em resposta, a Apple disse que a proposta é “draconiana e punitiva aos negócios, totalmente fora de proporção para qualquer delito ou dano potencial”. A companhia ressalta que os requerentes querem dar ao governo uma ferramenta para regular seus negócios e que possivelmente “afetará as relações comerciais da Apple com milhares de parceiros em diversos mercados”.

“A proposta poderá estabelecer um vago regime de cumprimento — aplicado apenas à Apple — com supervisão intrusiva que durará dez anos, indo além dos problemas legais desse caso, ferindo a concorrência e os consumidores e violando os princípios básicos da justiça e do devido processo legal. O custo resultante disso — não apenas em dólares, mas também em oportunidades para os consumidores e negócios americanos — seriam muito grandes”, complementou a companhia.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile