MP da reoneração da folha perde a validade dia 10 e nem entrou na pauta de votação

0

A empresa de call center Elo Contact vai continuar a recolher a contribuição previdenciária nos termos da Lei nº 12.546/2011 em sua redação vigente antes da edição da Medida Provisória 774/2017, até o final de 2017. A liminar foi concedida pela desembargadora federal Maria do Carmo Cardoso, que deferiu o pedido de antecipação da tutela recursal no Agravo de Instrumento interposto por uma empresa contra a decisão proferida pelo Juízo da 13ª Vara da Seção Judiciária do Estado do Maranhão, que indeferiu o pedido de tutela antecipada em mandado de segurança.

Diversas empresas que perderam o benefício da desoneração da folha de pagamento com a edição da MP 744 já obtiveram liminar nesse mesmo sentido. Mas essas ações podem perder o objeto já no próximo dia 10, quando a MP perde a validade e todos os setores beneficiados antes voltarão a ter direito ao regime tributário alternativo e substitutivo das contribuições previdenciárias patronais incidentes sobre a folha de salários.

A MP 774 manteve o benéfico para apenas quatro segmentos da economia, mas o projeto de lei de conversão aprovado por comissão mista ampliou o benéfico para outros setores, inclusive o de call center e de empresas de TICs, e prorroga o regime para os demais setores até dezembro deste ano. Acontece que a MP precisa ser votada no Congresso Nacional até a próxima semana e o texto sequer foi lido no plenário da Câmara dos Deputados, onde já há várias MPs trancando a pauta. Enquanto não for votada, vale a cobrança da contribuição de 20% da folha de pagamento, desde o mês passado, como está no texto original da medida.

No caso da empresa Elo Contact, a relatora destaca que, a Medida Provisória nº 774/2017 alterou a Lei nº 12.546/2011 para excluir, em relação a algumas empresas, a possibilidade de opção pelo recolhimento da contribuição previdenciária sobre a receita bruta, com efeitos a partir de 1º/7/2017. Isso significa que, desde então, a incidência obrigatória da contribuição patronal sobre a folha de salários foi restaurada, inclusive para as empresas que optaram pela receita bruta, de forma irretratável, para todo o ano-calendário de 2017.

Não se trata de revogação de benefício fiscal, sustentou a relatora, mas de modificação da base de cálculo da contribuição. "Ao ser definido por lei que, durante todo o ano-calendário, o contribuinte recolheria a contribuição previdenciária sobre a receita bruta, foi criada para o contribuinte a expectativa de que o regime tributário eleito perduraria até o final do exercício de 2017", ressalta a magistrada.

Com base nisso, houve planejamento de atividades econômicas, de custos operacionais e de investimentos. Assim, concluiu, a alteração do regime de recolhimento das contribuições previdenciárias no decorrer do ano-calendário fere os princípios da segurança jurídica, da proteção à confiança legítima e da boa-fé objetiva do contribuinte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.