Publicidade
Início Notícias Inovação Governo brasileiro quer avançar 10 posições no ranking global de competitividade

Governo brasileiro quer avançar 10 posições no ranking global de competitividade

0
Publicidade

O governo brasileiro estabeleceu como meta avançar 10 posições no ranking global de competitividade até 2022. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, pelo secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa.

O secretário participou da reunião do Comitê de Líderes da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), em São Paulo. Segundo ele, o governo se baseará no ranking de competitividade e também no Índice Global de Inovação (IGI), do qual a CNI é parceira, para aprimorar políticas estratégicas para o setor.

Segundo o ranking, divulgado no último dia 24, o Brasil caiu da 64ª para a 66ª posição entre 129 países. Já o Relatório Global de Competitividade, publicado pelo Fórum Econômico Mundial, aponta o Brasil na 72ª colocação, entre 140 países.

De acordo com Carlos da Costa, existem alternativas para a área de Inovação, como o investimento financeiro de startups pelo Inovativa e o Brasil Mais Produtivo.

Segundo o Índice Global de Inovação, países da Europa ocupam sete das dez primeiras colocações. Na 55ª posição, o Chile é o país mais bem colocado entre as 19 economias da América Latina analisadas neste ano. O ranking geral é liderado pela Suíça. Para o presidente da CNI, Robson Andrade, a união entre governo e a classe empresarial é fundamental para o desenvolvimento tecnológico: “O debate é indispensável, sobretudo no momento em que as reformas estruturais começam a avançar, sendo fundamentais para a estabilização das finanças públicas”, ressaltou o presidente da CNI.

Uma das deficiências brasileiras apontadas pelo estudo está na dificuldade de abrir uma empresa. O país ocupa a 106ª posição nesta avaliação. Para agilizar a abertura de novos negócios, o Sebrae, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, lançou o Programa Empreenda Rápido para empreendedores paulistas em busca de orientação, capacitação e crédito para abrir o próprio negócio. Com o Empreenda Rápido o tempo de abertura de empresas em São Paulo caiu para um único dia.

Entre as iniciativas apresentadas no encontro para melhorar a posição do Brasil em avaliações internacionais está a difusão da chamada Lei do Bem, que oferece incentivos fiscais a empresas que investem em inovação. “Em 2018, 1,4 mil empresas usaram a lei. Este ano, já contamos 1,8 mil empresas beneficiadas”, afirmou Paulo Alvim, Secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

A Mobilização Empresarial pela Inovação reúne mais de 200 representantes de empresas, associações de classe e governo que realizam encontros periódicos para debater caminhos que potencializem a inovação no setor empresarial brasileiro. Coordenada pelas Federações das Indústrias, a MEI conta com 25 núcleos estaduais de inovação com parceria das entidades regionais do Sistema Indústria e Sebrae.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile