Publicidade
Início Blogueria Os desafios e oportunidades da integração tecnológica na agricultura

Os desafios e oportunidades da integração tecnológica na agricultura

1
Publicidade

Para uma grande parcela da população mundial, sobretudo entre os grupos que fazem parte da cadeia produtiva agropecuária, não há dúvidas a respeito de que a pesquisa, desenvolvimento e uso de produtos e ferramentas tecnológicas são cada vez mais fundamentais, não apenas para a expansão da produtividade, mas também para o atendimento a demandas simultâneas, ligadas ao uso racional e renovável de recursos naturais. Considerando este cenário, há desafios que o agricultor brasileiro precisa encarar para garantir a competitividade de seus produtos.

Hoje, podemos colher dados precisos e assertivos de microclima por meio de modernas estações meteorológicas, reduzir a deriva em pulverizações aéreas por meio de equipamentos que direcionam a aplicação e a resguardam da ação dos ventos, ou até mesmo sistemas de monitoramento das máquinas agrícolas. A principal questão atrelada ao uso destes dispositivos está na busca pela infraestrutura necessária para associar todas estas fontes de dados e promover uma operação integrada entre elas, gerando não apenas dados estanques, mas informação de valor para o agricultor.

Para o futuro da agricultura, há um claro direcionamento de que estas informações, integradas em uma plataforma única, não apenas forneçam os dados de forma isolada, mas que também ofereçam direcionamentos e soluções para o agricultor, levando em consideração a situação de suas lavouras. Desta forma, a tecnologia perde, gradativamente, seus aspectos secundários de apoio ao agricultor e passa a ser determinante para a tomada de decisões no campo.

Ainda que este cenário de tendências seja imprescindível para compreender as dinâmicas produtivas do campo, não podemos deixar de lado o elemento humano dentro de todo o processo. A assertividade e a precisão dos algoritmos e sistemas de informação não possuem a função de substituir, e sim de se conectar com os aspectos conscientes, sensíveis e primordiais do trabalho dos engenheiros agrônomos, que recomendam as melhores práticas de acordo com seu conhecimento e expertise.

A todos nós, profissionais, entusiastas e agentes transformadores do agronegócio, cabe acompanhar, com cuidado e atenção, o fluxo destas transformações no mercado e nos atermos à consciência de que, assim como serviços agrodigitais devem ser integrados entre si, os trabalhadores rurais também devem ser integrados ao universo tecnológico, de forma que seja viável/possível vislumbrar o agronegócio de forma próspera, dinâmica e responsável em todas as esferas de compreensão.

Roberson Marczak, gerente de Inovação da ADAMA Brasil.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile