Inatel vai auxiliar ISPs na concorrência do Leilão 5G

0

O Inatel acaba de firmar uma parceria com o consórcio de ISPs (provedores de serviços de internet), aglomerado de empresas que está se juntando para concorrer a algumas faixas de frequência no Leilão 5G. A instituição irá prestar um serviço consultivo para auxiliar o consórcio a definir a estratégia de participação do Leilão, previsto para acontecer ainda este ano.

De acordo com o gerente executivo de Educação Continuada do Inatel, Fred Trindade, que irá coordenar as ações, esse primeiro trabalho consiste em um levantamento de dados para que o consórcio possa definir o investimento necessário e as alternativas tecnológicas possíveis, não só para cumprir as exigências do Edital de 5G como também para a obtenção de uma cobertura nacional.

"É um novo segmento de serviços do Inatel, que pode se desdobrar ainda em outras possibilidades de apoio, como uma consultoria para a construção desta nova rede, incluindo a definição das tecnologias a serem adotadas, as funções de rede necessárias para atingir os segmentos desejados, a forma de integração entre as ISPs, entre outras demandas", explica.

A intenção do consórcio de ISPs ao participar do leilão é se tornar uma grande operadora de rede neutra, integrando todos os provedores regionais. Até agora, 250 ISPs formalizaram adesão ao projeto e há outros 1,6 mil provedores analisando a proposta.

Para o diretor-executivo do consórcio, Rudinei Gerhart, é chegada a hora de termos no Brasil uma verdadeira integração da iniciativa privada, nesse caso representada pelos ISPs, com a Academia, representada pelo Inatel, e o Governo. Segundo ele, isso é o que estabelece a inovação em países desenvolvidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.