Publicidade
Início Comunicações Mobile Com crise e inflação, brasileiro leva quase três anos para trocar de...

Com crise e inflação, brasileiro leva quase três anos para trocar de smartphone

0
Publicidade

O brasileiro está levando mais tempo para trocar de smartphone, segundo pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box. A média de tempo em que o usuário possui o seu dispositivo atual é dois anos e nove meses. Na pesquisa anterior, realizada um ano atrás, o tempo médio era de dois anos e três meses.

Mais da metade dos brasileiros (54%) querem comprar um smartphone novo nos próximos 12 meses, três pontos percentuais a mais que na pesquisa do ano passado. Por faixa etária, o grupo de 30 a 49 anos é aquele mais interessado em trocar de smartphone (57%). Entre as regiões do Brasil, aquela com maior proporção de usuários dispostos a comprar um smartphone novo é a Nordeste (58%).

Paralelamente, a diferença na média de idade do sistema operacional entre os usuários aumentou ainda mais. Os smartphones equipados com Android, em geral, são mais jovens: seus donos estão com esses aparelhos há dois anos e sete meses, em média – na edição anterior estavam há dois anos e dois meses. Os iPhones, por sua vez, estão nas mãos dos seus donos há três anos e quatro meses, em média – aumento de nove meses na comparação com a edição anterior da pesquisa.

Marcas que dominam o mercado

A maior média de idade do iPhone pode ser atribuída à sua maior durabilidade, o que também explica sua maior proporção na venda de usados: 14% dos que compraram o aparelho desta marca optaram por um modelo usado, ante 8% daqueles que compraram Android. Também houve um aumento de sete pontos percentuais no market share da Apple, que agora responde por 20% dos smartphones em atividade no Brasil.

A Samsung ainda é a líder do mercado, com 40%, mas registrou uma queda de 3 pontos percentuais, o que está dentro da margem de erro. Motorola e LG também registraram quedas, de três e dois pontos percentuais, respectivamente, também dentro da margem de erro. Na outra ponta, a LG tomou uma decisão global de parar de fabricar celulares, portanto, sua base tenderá a desaparecer nos próximos anos.

Entre os fabricantes de aparelhos Android monitorados por essa pesquisa, o único a ganhar participação no mercado brasileiro foi a Xiaomi, que passou de 10% para 13% em um ano.

Analisando-se os resultados da pesquisa TIC Domicílios 2021, é possível estimar que a base de usuários de smartphone no Brasil seja da ordem de 130 milhões de pessoas. Cruzando com os dados deste relatório Panorama Mobile Time/Opinion Box, são 103 milhões de usuários com aparelhos Android, 26 milhões com iOS, e 1 milhão com sistema operacional desconhecido.

A pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box entrevistou entre os dias 13 e 22 de junho 2.104 brasileiros que acessam a Internet e possuem celular. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile