Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) 71% dos CISO’s veem o erro humano como principal risco à cibersegurança

71% dos CISO’s veem o erro humano como principal risco à cibersegurança

0
Publicidade

Em junho deste ano, a Proofpoint divulgou o seu relatório anual “voz do ciso”, que entrevistou 1.600 CISO’s de várias partes do mundo. A pesquisa teve como objetivo sanar os seguintes tópicos: “Por que os CISO’s estão mais preocupados em um contexto de confiança crescente”, “Por que o erro humano é a vulnerabilidade que persiste”, “Como eles estão lidando com a faca de dois gumes da inteligência artificial”, “Como os CISO’s estão enfrentando as realidades dos orçamentos reduzidos de cibersegurança, redução da força de trabalho, preocupações com responsabilidade pessoal e exigências da diretoria em 2024”.

Em entrevista a TI Inside, Marcelo Bezerra, gerente sênior de Engenharia de Vendas na Proofpoint América Latina, comentou a respeito dos principais insights recolhidos no relatório.

Erro humano segue como uma das maiores preocupações dos CISO’s

De acordo com os dados, 71% dos CISO’s ainda veem o erro humano como o principal risco de cibersegurança. Segundo Marcelo, a falta de atenção ainda é um erro humano muito recorrente nas empresas, onde colaboradores acabam divulgando informações confidenciais por engano, ou até mesmo caindo em Phishings.

Outra falha identificada pelo executivo, é a falta de cuidado ao enviar informações para nuvem, “Os colaboradores publicam informações e arquivos confidenciais numa nuvem não autorizada, ou enviam para um arquivo na sua nuvem pessoal, para poder trabalhar de casa, e por exemplo, o computador é invadido, você perde aqueles dados, eles são vazados”, afirma.

IA apoia as empresas na cibersegurança

Outro dado significativo mencionado no relatório, foi que 97% dos executivos de cibersegurança estão utilizando a Inteligência Artificial em sua estratégia de defesa. Contudo, para Marcelo, modelos de IA Generativa ainda não estão tão presentes nas empresas, que ainda estão em fase inicial de aplicação dessa tecnologia.

Confira a entrevista completa:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile