Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Brasil exige explicações dos EUA sobre denúncia de espionagem envolvendo Dilma

Brasil exige explicações dos EUA sobre denúncia de espionagem envolvendo Dilma

0
Publicidade

O ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, afirmou nesta segunda-feira, 2, que o Brasil exige, por escrito, prontas explicações sobre as denúncias de espionagem a comunicações da presidente Dilma Rousseff e de seus assessores. No último domingo, 1º, uma reportagem do Fantástico, da TV Globo, revelou a existência de documentos que mostram que foi feita espionagem de comunicações da presidenta com seus principais assessores, bem como entre eles e com terceiros.

Cogita-se, inclusive, que Dilma pode cancelar a viagem oficial aos Estados Unidos programada para outubro caso o presidente Barack Obama não dê “respostas satisfatórias” sobre as ações de espionagem da NSA (Agência de Segurança Nacional) que teriam atingido a presidente brasileira.

Figueiredo informou que convocou o embaixador americano no Brasil, Thomas Shannon, para expressar a indignação do governo brasileiro com as denúncias de monitoramento. “Isto representa uma violação inadmissível, inaceitável, da soberania brasileira. Este tipo de prática é incompatível com a consciência necessária a uma parceria estratégica entre os dois países. O Brasil quer prontas explicações, formais, por escrito, sobre os fatos revelados na reportagem”, destacou o ministro.

Ainda de acordo com o ministro, o governo levará essas questões aos foros internacionais, inclusive aos dedicados aos direitos humanos. O chanceler também afirmou que o Brasil defende uma estrutura de governança internacional da internet que coíba eventuais abusos e garanta direitos, como a privacidade. Segundo Figueiredo, foi repassado ao embaixador Thomas Shannon que a expectativa é de que a resposta seja dada ainda esta semana.

CPI da Espionagem

Além disso, nesta terça-feira, 3, o Senado vai instalar a CPI da Espionagem, que terá 11 membros titulares e sete suplentes. O objetivo é investigar a denúncia de que o governo americano monitorou milhões de e-mails e telefonemas de cidadãos brasileiros.

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que propôs a apuração, afirmou que a CPI deverá investigar quais empresas de telecomunicação no país estariam colaborando com os Estados Unidos por meio de transferência de dados sigilosos e também avaliar medidas para aumentar a segurança da informação. “Nos dedicaremos ao estudo, ao conhecimento do grau de segurança do nosso país em relação a essas interceptações”, disse a senadora.

Segundo o jornalista Glenn Greenwald, que revelou o esquema de espionagem norte-americano, com base em dados vazados pelo ex-técnico da Agência de Segurança Americana (NSA) Edward Snowden,o Brasil seria um dos países mais vigiados, com cerca de 70 mil pessoas envolvidas no esquema.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile