Google desenvolve projeto de pesquisa na área da computação quântica

0

O Google está ampliando os esforços para criar a sua própria tecnologia de computação de ponta, que terá como base o uso de inteligência artificial em projetos que algum dia poderão acelerar seus serviços.

A empresa anunciou nesta terça-feira, 2, uma iniciativa de hardware para desenvolver e construir processadores capazes de realizar cálculos super-rápidos baseados nos princípios da mecânica quântica, por meio do seu laboratório Quantum Artificial Intelligence Lab, criado em parceria com a NASA. Uma equipe de pesquisadores da Universidade da Califórnia está se juntando a iniciativa, disse o Google em seu blog de pesquisa.

O Google, que aplicou quase US$ 8 bilhões em pesquisa e desenvolvimento no ano passado, está investindo em novas ideias de computação que contribuam para que mantenha a liderança em mercados como o de buscas na internet e publicidade online. A tecnologia quântica é vista por alguns na indústria como uma forma de transformação dos computadores para analisar grandes quantidades de dados. Tais avanços seriam especialmente úteis para as principais empresas do Google, bem como para os projetos mais recentes, como os dispositivos conectados e carros autônomos,capazes de andar sozinhos, que vêm sendo desenvolvidos pela empresa.

"Com um grupo de hardware integrado, a equipe do Quantum AI agora vai ser capaz de implementar e testar novos projetos", disse a empresa em seu blog, segundo a agência Bloomberg.

Os computadores quânticos prometem ser mais rápido do que os tradicionais para resolver problemas complicados que requerem a ordenação através da análise de grandes volumes de informação digital. Um dos pesquisadores do Google Quantum AI, Masoud Mohseni, tem trabalhos em coautoria com acadêmicos líderes nesse campo, e a empresa tem ajudado a impulsionar essa nova tecnologia.

A Microsoft, maior produtora de software do mundo e rival do Google, também está investindo nessa área, através do seu grupo Quantum Architectures and Computation.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.