Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Governo da Irlanda decide recorrer de sentença da União Europeia sobre a...

Governo da Irlanda decide recorrer de sentença da União Europeia sobre a Apple

0
Publicidade

O governo da Irlanda anunciou nesta sexta-feira que vai recorrer da decisão da Comissão Europeia, órgão regulador antitruste da União Europeia, que exige que o país recupere cerca de 13 bilhões de euros (o equivalente US$ 14,5 bilhões) em impostos da Apple, acrescidos de juros, alegando que a empresa americana se beneficiou ilegalmente de vantagens fiscais. Autoridades irlandesas disseram que o montante final pode chegar a US$ 19 bilhões.

O país foi muito criticado depois que decidiu aplicar um imposto corporativo competitivo de 12,5%, por ser considerado injusto por outros países-membros da UE. De acordo com a Comissão Europeia, a Apple paga um imposto na Irlanda que não chega nem a 1% de seus lucros. Na verdade, a taxa baixou de 1% em 2003 para 0,005% em 2014, segundo o órgão regulador.

O primeiro-ministro irlandês Enda Kenny disse que a apelação se justifica porque a medida ameaça desestabilizar o seu governo, uma vez que a cifra equivale a um quinto de toda a receita pública do Estado irlandês, que chegou a 70,5 bilhões de euros no ano passado.

Alegando que a decisão trouxe alguns danos à reputação da Irlanda, principalmente como país atrativo para as multinacionais ali se instalarem e fazerem negócios, o governo de Dublin contesta a interpretação da Comissão Europeia, de que as decisões fiscais tomadas a favor da Apple configuram uma ajuda pública indevida, deixando a gigante americana em vantagem em relação a outras empresas.

A Apple também prometeu recorrer contra a decisão, contando com o apoio do governo irlandês. A empresa, cuja sede europeia fica na cidade de Cork, no Sul da Irlanda, alega que cumpre a lei. A Casa Branca também reagiu, com o porta-voz de Barack Obama, Josh Earnest, mostrando-se preocupado “com uma abordagem unilateral que pode prejudicar os avanços alcançados em conjunto com os europeus para um sistema fiscal internacional justo”.

No dia 7 deste mês, o Parlamento irlandês, que volta do recesso de verão, também deve discutir a questão e analisar outras medidas que poderão ser tomadas. Com agências de notícias internacionais.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile