Nova plataforma STF Digital integra sistemas de prestação jurisdicional

0

"Assumimos a Presidência tendo como diretriz a modernização administrativa e o fomento da inovação tecnológica, com foco na entrega de serviços jurisdicionais de alta qualidade e na realização da vocação constitucional da Corte. À vista deste cenário, demos continuidade a vários projetos de modernização tecnológica iniciados em gestões anteriores e implementamos novos projetos que viabilizaram um grande salto rumo ao Supremo 100% digital", declarou o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli.

O ministro apresentou nesta segunda-feira, 31, a plataforma STF Digital, em evento voltado aos gabinetes e demais servidores do Supremo. O projeto consiste na modernização e na integração, em um único ambiente, de diversos sistemas ligados à prestação jurisdicional.

Toffoli ressaltou a evolução tecnológica desenvolvida no STF e citou o avanço do Plenário Virtual. Implantado em 2007, voltado inicialmente à análise do instituto da repercussão geral, o sistema foi aprimorado e permitiu a ampliação dos julgamentos virtuais na Corte, a partir de emenda regimental aprovada neste ano em razão da pandemia e da necessidade de distanciamento social.

Como resultado, em 2020 já foram proferidas 10.806 decisões em sessões virtuais, destacou o ministro Dias Toffoli. "A elevada produtividade permitiu que se avançasse sobre a longa pauta de julgamentos dos colegiados, gerando, com isso, maior segurança jurídica e previsibilidade quanto à resolução de temas de grande relevância para o País", completou.

Atualmente, 95% dos processos tramitam por meio eletrônico. O acervo atual é o menor dos últimos 24 anos, com 28.797 processos – uma redução de 30% em relação a 2018.

Nova plataforma

O projeto que levou à implantação do STF Digital foi proposto pela área de Tecnologia da Informação do Tribunal ainda na gestão do ministro Ricardo Lewandowski. O objetivo é disponibilizar uma plataforma capaz de suportar a automatização do processo judicial de forma flexível, centralizada e integrada, que permite a atualização constante, evitando a obsolescência da plataforma. Entre os procedimentos já migrados e em funcionamento estão os relativos à autuação de processos, ao sistema de anotação de impedimentos e suspeições, à pesquisa de textos dos gabinetes e à consulta processual. O ministro Dias Toffoli destacou, ainda, o projeto Juízo de Admissibilidade, que permitiu a análise dos agravos em recursos extraordinários (AREs) com o uso da plataforma.

"Sabemos que ainda há muito a realizar, mas avançamos. Fizemos da inovação nossa mola propulsora e tivemos as novas tecnologias digitais como grandes aliadas. A consolidação do STF Digital e do processo judicial eletrônico vem coroar uma exitosa trajetória de modernização tecnológica", afirmou o presidente do STF. A secretária-geral da Presidência, Daiane Nogueira, também enalteceu o salto na modernização do Tribunal. "O STF Digital é a direção que se deve seguir para que tenhamos uma Suprema Corte altamente tecnológica".

Aplicativo

O novo sistema inclui uma versão por aplicativo, em que será possível consultar processos e suas respectivas peças. Além de ser uma iniciativa inédita na Corte, filtros avançados possibilitarão pesquisas mais precisas. "O aplicativo é prático e funciona muito bem, especialmente para consultas rápidas, com resultados eficientes. Atende à necessidade de vários usuários externos, principalmente advogados", comentou o diretor-geral do STF, Eduardo Toledo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.