Gartner identifica 5 tecnologias que terão um impacto significativo na publicidade digital nos próximos dois a cinco anos

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Inteligência artificial gerativa (IA), plataformas de marketing baseado em conta (ABM), resolução de identidade (IDR), mídia comprável e pesquisa visual para marketing provavelmente terão um impacto transformacional ou alto na indústria de publicidade nos próximos dois a cinco anos , de acordo com o Gartner, Inc., os analistas do Gartner estão discutindo as principais questões enfrentadas pelos CMOs e líderes de marketing durante o Gartner Marketing Symposium / Xpo, que ocorre virtualmente até quinta-feira.

O Gartner Hype Cycle for Digital Advertising 2021 (ver Figura 1) avaliou 16 tecnologias obrigatórias dentro do contexto da criação de uma economia orientada por consentimento , maior escrutínio regulatório de "big tech" globalmente e o aumento do ceticismo sobre o valor de publicidade para que os profissionais de marketing digital possam avaliar a viabilidade de tecnologias emergentes e de expansão.

"Os anunciantes e profissionais de marketing digital devem adotar uma mentalidade operacional para ficar à frente dessas tendências e outras mudanças na indústria", disse Leah Leachman , analista sênior sênior da prática de Marketing da Gartner . "Eles também devem adotar uma abordagem de teste e aprendizado ao aproveitar tecnologias inovadoras e mudar em direção a um processo de planejamento de anúncios iterativo, a fim de construir recursos de publicidade eficazes e escaláveis."

Figura 1: Hype Cycle for Digital Advertising, 2021

Fonte: Gartner (setembro de 2021)

IA generativa : IA generativa refere-se a técnicas de IA que aprendem uma representação de artefatos a partir dos dados e a usam para gerar artefatos totalmente novos e originais que preservam uma semelhança com os dados originais. A IA generativa pode produzir conteúdo de mídia totalmente novo (incluindo texto, imagem, vídeo e áudio), dados sintéticos e modelos de objetos físicos. As aplicações da indústria de IA generativa estão crescendo. Por exemplo, em bens de consumo, ele gera catálogos e, no e-commerce, pode ajudar os clientes a "experimentar" várias maquiagens e roupas.

Falando durante sua sessão do Simpósio / Xpo de Marketing do Gartner, "Nem toda IA ??é igual : O que os líderes de marketing devem saber sobre o aprendizado profundo", Jason McNellis , diretor analista sênior da prática de marketing do Gartner, afirmou que o teste é essencial com IA generativa para demonstrar o valor, mas também para garantir que não haja consequências inesperadas.

Plataformas ABM : as plataformas ABM permitem que as equipes de vendas e marketing B2B se envolvam e gerem relatórios sobre clientes em potencial ou contas de clientes nomeados. Eles automatizam a seleção e priorização de contas, gerenciamento de público, ativação e orquestração em canais, relatórios em nível de conta e contato, alertas de vendas e análise de engajamento.

"Um número crescente de organizações está avaliando, implementando ou adotando totalmente os programas ABM", disse Rick LaFond , analista diretor da prática de Marketing da Gartner. Durante a sessão do Gartner Marketing Symposium / Xpo, "Navegando na convergência de plataformas ABM e soluções de automação de marketing", LaFond aconselhou que as organizações explorassem exaustivamente o potencial de sua plataforma de automação de marketing para executar programas ABM antes de investir em uma plataforma ABM.

IDR : IDR é o processo de localização e vinculação de registros de um ou mais conjuntos de dados que se referem ao mesmo indivíduo ou família. Os profissionais de marketing usam IDR para analisar e desduplicar conjuntos de dados de várias origens, para direcionar, executar e medir campanhas de publicidade e marketing direto e para fornecer comunicações consistentes em funções organizacionais, como vendas e serviços. Há um alto nível de interesse em IDR, mais recentemente impulsionado pela incerteza relacionada à descontinuação de cookies de terceiros e IDs de anúncios para celular (MAIDs) pelo Google e pela Apple.

Mídia comprável : mídia comprável refere-se a vídeos, imagens e outros formatos de mídia interativa que acionam uma transação em um site de comércio quando um usuário seleciona um objeto que representa a mercadoria exibida. Os exemplos de objetos incluem um botão em uma imagem ou vídeo de uma peça ou coleção de mercadoria. Vários formatos de mídia digital compráveis ??estão disponíveis e podem ser visualizados tanto no celular quanto no desktop – com notável impulso em aplicativos de mídia social.

Falando durante a sessão do Gartner Marketing Symposium / Xpo, "Canais emergentes e tendências que perturbam o cenário das mídias sociais", Bo Kim , analista principal sênior da prática de marketing da Gartner, disse que fazer uma compra por meio de aplicativos de mídia social está se tornando uma norma para as gerações mais jovens e aconselhou os profissionais de marketing a reforçar as compras no aplicativo com merchandising avançado e conteúdo em cascata para o site da marca para estender a vida útil.

Pesquisa visual para marketing : a pesquisa visual é a capacidade de iniciar uma pesquisa usando imagens do mundo real capturadas por um dispositivo móvel, incluindo smartphones e tablets. Ele pode aprimorar a experiência do cliente em todas as fases da jornada de compra, desde a conscientização até o serviço e suporte pós-venda. Além de reduzir o atrito para o cliente ou cliente potencial no topo do funil, as pesquisas visuais são uma fonte de informações contextuais que ajudam os clientes a encontrar o que precisam com mais rapidez.

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