Huawei e parceiros lançam projeto baseado na nuvem para salvar a raposa de Darwin

0

A Huawei, que, tem como missão tornar o mundo totalmente inteligente e conectado, inclusive para a preservação do meio ambiente e espécies ameaçadas. Este é o caso da raposa de Darwin, nativa do Chile.

O projeto de conservação "Guardiões da Floresta" foi lançado no último dia 17 de agosto para ajudar a salvar o mamífero da extinção. Alimentado por tecnologias de rede e nuvem, o "Guardiões da Floresta" visa proteger a raposa de Darwin na cordilheira Nahuelbuta e posteriormente na Ilha de Chiloe. Acredita-se que menos de 1.000 raposas ainda existam na natureza.

A plataforma Guardian é um sistema de monitoramento acústico que pode acompanhar e identificar diferentes animais por suas chamadas e detectar ameaças como tiros e motosserras, usadas para extração ilegal de madeira.

Na iniciativa TECH4ALL da Huawei, cinco Guardians movidos a energia solar, cobrindo 30 km2, foram instalados em dezembro de 2020 em árvores a uma altura de 10 a 40 metros, onde funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana. Cada Guardian envia dados de áudio através de uma rede sem fio para a HUAWEI CLOUD, onde são analisados por Inteligência Artificial (IA). Animais específicos e ameaças podem ser identificados para possibilitar pesquisas ou uma resposta quase em tempo real se uma ameaça for detectada, permitindo assim o gerenciamento adaptável do ecossistema.

Como a raposa de Darwin está no meio da cadeia alimentar e tem alto valor de conservação, impactando muitas outras espécies. "O status populacional da raposa de Darwin é um indicador da saúde de todo o ecossistema de Nahuelbuta", explica Bernardo Reyes, diretor da entidade Ética de Los Bosques. "É uma 'espécie guarda-chuva' da condição de toda a rede de mamíferos associados que vivem naquele espaço, como o pudu, o puma e o gambá."

O projeto reúne o Ministério do Meio Ambiente e a Superintendência do Meio Ambiente do Chile, a Ética de los Bosques, a ONG Rainforest Connection e a Huawei.

"O Chile é hoje um dos nove países do mundo a ter um sistema de monitoramento bioacústico sob a iniciativa TECH4ALL para proteger a fauna e os ecossistemas nativos, permitindo assim a proteção efetiva de nossos enormes recursos naturais", disse Carolina Schmidt, Ministra do Meio Ambiente do Chile.

A Rainforest Connection, a Ética de los Bosques e outros parceiros do Chile analisam os dados registrados, que são então disponibilizados a organizações como o Ministério do Meio Ambiente e a Superintendência do Meio Ambiente e uma rede de cientistas e acadêmicos autorizados.

"A iniciativa de inclusão digital de longo prazo da Huawei, a TECH4ALL, está comprometida em usar tecnologia para conservar recursos naturais e mitigar os efeitos das mudanças climáticas", disse Kevin Zhang, CMO de Infraestrutura de ICT da Huawei. "O projeto Nature Guardian, um dos principais projetos TECH4ALL da Huawei, pousou no Chile para proteger a raposa de Darwin, uma espécie icônica, mas em extinção."

Huawei e a ONG Rainforest Connection (RFCX) se uniram em 2019 para proteger a biodiversidade dos ecossistemas ecológicos do mundo por meio de monitoramento de áudio e IA em nuvem. Desde então, os parceiros implantaram sistemas Guardian em florestas tropicais, montanhas e oceanos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.