Norton Report 2013 diz que custo por vítima do cybercrime cresce 50%

0

A Symantec anuncia os resultados do Norton Report 2013 e mostra que, enquanto o número de adultos que tiveram experiências com o cybercrime diminuiu, o custo médio por vítima aumentou 50%. O estudo também mostra que, apesar de quase metade dos usuários de smartphones se importarem com seus dispositivos e usarem-nos integralmente, eles não os protegem. 48% dos usuários de dispositivos móveis não têm cuidados básicos, como a utilização de senhas e software de segurança, além da realização de backup de arquivos. Este comportamento vulnerável coloca o indivíduo e a sua identidade digital em risco.

"Atualmente, os cibercriminosos utilizam ataques mais sofisticados, como o Ransomware e Spear-phishing, que são muito mais lucrativos, diz Steve Trilling, Diretor de Tecnologia da Symantec. De acordo com os resultados do Norton Report 2013, 49% dos consumidores usam seus dispositivos móveis pessoais para trabalho e lazer, o que permite e potencializa novos riscos de segurança para as empresas já que potencializa o acesso dos cybercriminosos a informações ainda mais valiosas. 

"Se fosse um teste, os usuários móveis seriam reprovados", alerta Marian Merritt, advogada de Segurança na Internet da Symantec. "Enquanto os consumidores protegem seus computadores, existe uma falta geral de consciência para proteger seus equipamentos móveis. É como se eles tivessem sistemas de alarme em suas casas, mas deixassem seus carros destravados e com as janelas abertas", finaliza.

Principais conclusões do Norton Report 2013 para o Brasil

  • 60% dos brasileiros foi vítima de cybercrime, um total de 22 milhões de pessoas.
  • 45% dos adultos brasileiros teve uma experiência de crime virtual e comportamento de risco nos últimos 12 meses
  • Custo líquido de crimes cibernéticos dos últimos 12 meses foi superior a R$ 18 milhões
  • 57% dos usuários de smartphone o Brasil foi vítima de crime virtual móvel
  • 49% dos usuários de smatphone e 61% dos consumidores de tablets possui sistema de segurança online instalado em seus equipamentos
  • 58% dos brasileiros usa o aparelho pessoal para trabalho e diversão
  • 39% dos usuários smartphone disse que não deleta e-mails suspeitos de pessoas que não conhece        
  • 33% dos brasileiros não se desconecta dos perfis sociais após o uso e 31% se conecta com pessoas desconhecidas
  • 61% dos adultos entrevistados disse utilizar redes de Wi-Fi públicas ou inseguras

Norton Report

O Norton Report (anteriormente chamado de Norton Cybercrime Report) é um dos maiores estudos do mundo sobre cybercrime com foco nos consumidores, baseado nas experiências relatadas por mais de 13 mil usuários adultos em 24 países. O objetivo é compreender como o crime virtual afeta os consumidores e de que forma a adoção e evolução de novas tecnologias impactam a segurança desses usuários. 

Metodologia do Relatório Norton

Entre 4 de julho de 2013 e 1o de agosto de 2013, a Edelman Berland conduziu entrevistas online com 13.022 adultos, com idades entre 18 e 64 anos, de 24 países (Austrália, Brasil, Canadá, China, Colômbia, Dinamarca, França, Alemanha, Índia, Itália, Japão, México, Holanda, Nova Zelândia, Polônia, Rússia, Arábia Saudita, Singapura, África do Sul, Suécia, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido, Estados Unidos da América). A margem de erro para a amostra total de adultos (n=13.022) é 0,9% com nível de confiança de 95%. 1000 adultos participantes foram entrevistados nos EUA, 1000 na Índia, e 500 em cada um dos outros países. Os dados mundiais foram ponderados para garantir que todos os países tivessem uma representação igual de 500 adultos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.