Publicidade
Início Blogueria Complexidade tributária abre portas para profissionais de TI

Complexidade tributária abre portas para profissionais de TI

0
Publicidade

São inúmeras as obrigações tributárias e fiscais que as empresas brasileiras estão sujeitas, e segundo dados da Receita Federal do Brasil, as companhias perdem, em média, 2,6 mil horas com organização e pagamento de impostos. Com o movimento de digitalização das informações prestadas pelos contribuintes, o SPED, a atenção deve ser redobrada, pois obrigatoriedades como ECF, eSocial, Bloco K entram no calendário das organizações em 2015 com novas exigências, mas elas abrem uma nova oportunidade para os profissionais de TI: a de atuar no desenvolvimento de softwares tributários.

A área pode ser um diferencial para o profissional que entende de sistema de desenvolvimento Java e bancos de dados como Oracle, MySQL, e tem conhecimentos em HTML, CSS e Javascript, pois a complexidade tributária brasileira exige softwares inteligentes que consigam reunir dados e informações complexas das organizações.

Então, se você é da área de TI e está em busca de oportunidades, fique atento. Há vagas. As organizações querem o profissional que gosta de solucionar problemas, escrever códigos, participar de projetos open source e estudar os códigos desse tipo de software; que entenda sobre arquitetura de sistemas, código limpo e boas práticas de programação. Além disso, os  que são dedicados, curiosos, buscam conhecimentos e aprendizagem são bem vindos, pois além de conhecimentos técnicos é preciso ser analítico, ter um olhar voltado para negócios e buscar uma carreira sólida.

Todo profissional de TI, inclusive os de desenvolvimento de software, deve ter em mente que o olhar voltado para negócios é essencial para sua carreira na  área. Ele irá, o tempo todo, analisar o problema de negócio que a empresa?pretende solucionar por meio do software, e para criar a ferramenta é preciso entender para que ela serve.? Nessa área, não é preciso saber apenas desenhar soluções, mas ser resiliente, autodidata e ter o lado empreendedor bem desenvolvido.

Sem esse suporte tecnológico, as organizações podem deixar passar alguma informação importante e serem penalizadas com multas. Por isso, a crescente necessidade de sistemas capazes de atender os empresários no cenário tributário complexo exige e oferece muito dos profissionais de TI. Afinal, no mundo dos softwares que facilitam a vida do contribuinte, o conhecimento técnico e inteligência são virtudes bem vindas, pois ajudam a gerenciar, de forma rápida, o vasto número de informações e situações que podem ajudar na sustentabilidade e regularidade do negócio diante da complexidade atual.

* Paulo de Freitas atua como Gerente de TI na Synchro, empresa brasileira de softwares tributários.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile