Serviço gratuito Consumidor Seguro protege contra uso indevido do CPF

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"Consumidor Seguro" é a mais nova tecnologia para proteger o cidadão brasileiro. A ferramenta gratuita acaba de ser lançada e vai garantir que o consumidor seja informado por e-mail ou WhatsApp quando uma empresa consultar o CPF dele.

A iniciativa parte da Credilink, empresa de banco de dados, preocupada com um dado assustador: a cada 15 minutos um CPF é usado para fraudes no Brasil. Um número alarmante de pessoas que, sem saber, têm sua identificação pessoal ligada a golpes, compras indevidas, financiamentos, entre outros. E, pior, só descobrem quando têm um crédito negado ou recebem uma cobrança indevida.

O sistema desenvolvido pela empresa é simples. Basta cadastrar o CPF e alguns dados pessoais que são confirmados. O consumidor, então, passa a ser informado semanalmente sempre que alguém consultar aquele número de CPF na base de dados. Será possível visualizar nome, dia e hora das consultas ao respectivo CPF no período. Assim, se o cidadão notar alguma consulta suspeita poderá tomar as providências em tempo hábil.

A grande diferença para outros sistemas é que o "Consumidor Seguro" é completamente gratuito. "No momento em que o Brasil discute o marco civil da internet, a privacidade de dados, entendemos que – de posse de um banco de dados acessado mais de 120 milhões de vezes – somos capazes de proteger empresários e consumidores", explica o CEO, Mauro Melo.

Nesse mês o serviço estará em fase de pré-lançamento e pré-cadastramento. A cobertura do serviço começa a partir do lançamento oficial, em novembro.

Essa etapa é considerada importante uma vez que, devido a gratuidade, a expectativa é que haja uma grande procura. "Estamos prontos para tirar as dúvidas dos consumidores e assim elaborar um serviço de perguntas frequentes alinhadas às principais dúvidas e um serviço completamente eficiente. Entendemos nosso dever, pois localizamos pessoas para diversos fins, encontramos e unimos ideais. Nada mais relevante do que usar a informação que já tempos para prestar um serviço de relevância pública e social", afirma Melo.

A Credilink está a cerca de 20 anos no mercado e possui profissionais com mais de 30 anos de experiência no mercado de crédito, fraudes, cobrança e informações cadastrais. A empresa atua em todo território nacional atendendo à multinacionais, órgãos públicos, bancos, financeiras, cartões de crédito, consignados, entre muitos outros.

Com uma carteira de mais de cinco mil clientes, 50 mil usuários e média de 70 milhões de consultas ao mês, a empresa oferece serviços variados e adaptados às necessidades de cada cliente.

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