Publicidade
Início Blogueria A transformação digital e novo papel do CIO

A transformação digital e novo papel do CIO

1
Publicidade

O mercado está em constante transformação, as carreiras estão mudando e a forma como nos relacionamos e nos comunicamos também. Vivemos uma transformação digital, na qual a tecnologia é, cada vez mais, utilizada para melhorar o desempenho e garantir resultados mais efetivos para as empresas. Enfim, o mercado está se modernizando e se tornando digital. Até aí, nenhuma novidade.

Mas, nesse novo cenário, qual o papel das empresas de integração de TI? Podemos dizer, hoje, que essas integradoras vão muito além de simples fornecedoras de serviços, pois passaram a utilizar sua expertise para identificar e implementar controles automatizados de Workflow em relação a soluções tradicionais, como e-mails e anotações em papel. Isto eleva a produtividade e reduz custos e operações da empresa, permitindo maior controle e efetividade de seus serviços. Consequentemente, mostra também a importância de se conhecer a fundo e realmente entender o negócio do cliente, para poder ajudá-lo com agilidade na transformação digital de forma assertiva.

Atualmente, o principal canal digital é o smartphone, mas existem outros dispositivos móveis utilizados como ferramentas de integração, além da própria web e terminais de autoatendimento. A Internet das Coisas (IoT), por exemplo, já é uma realidade, com seus dispositivos wearables conectados, como pulseiras, relógios, roupas e casas inteligentes. Além disso, determinados atendimentos via chat já vêm sendo feitos por robôs integrados aos sistemas das empresas – conhecidos como chatbots.

Enfim, ser digital é pensar em novos produtos o tempo todo, nas necessidades dos atuais usuários – extremamente conectados – e conversar com facilidade com o cliente final. A transformação digital permite que as empresas segmentem melhor o público a partir de ferramentas de métricas e Data Analytics (trabalho analítico de grandes volumes de dados, armazenados e interpretados por softwares de alto desempenho), que analisam o comportamento e permitem uma abordagem mais direta e personalizada.

A preocupação do CIO não está mais só em olhar para o passado, ou seja, o BI (Business Intelligence) tradicional. O diferencial agora é mirar o futuro com análises preditivas e, por isso, é fundamental contar com fornecedores e consultorias de confiança para manter a operação ativa e em constante evolução. Quem não se adaptar, vai ficar para trás.

Para a consultoria, não basta ser confiável, é necessário resgatar o verdadeiro conceito de parceria e pensar junto o negócio de seu cliente. Ou seja, uma empresa de integração não pode ser apenas “o braço de TI” de seu cliente.

O profissional de TI moderno não está mais preocupado em centralizar as decisões de compra, pedir descontos ou escolher tecnologias. O verdadeiro “CIO do Futuro” já atua no presente e busca parceiros que acelerem seus resultados, facilitando seus processos de negócios, e liberem seu tempo para decisões mais estratégicas dentro de suas próprias organizações.

O mundo atual não permite retrocessos, e as tendências de mobilidade, computação em nuvem, inteligência cognitiva e análise preditiva vieram para ficar. E o papel das empresas integradoras de TI se define, sobretudo, pela necessidade de transformar o negócio do cliente, por meio de soluções digitais, em resultados reais e no menor tempo possível. Simples assim!

Sérgio Ferreira, sócio-diretor da Iteris.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile