Edenred Brasil atinge meta de ser 100% digital

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Na jornada de transformação digital, o grupo Edenred comemora o atingimento da meta de tornar 100% digital todos os processos de atendimento, do consumidor aos estabelecimentos credenciados, que hoje somam 130 mil empresas-clientes, mais de 7 milhões de usuários e mais de 330 mil estabelecimentos credenciados. O tempo de credenciamento do estabelecimento, que antes demorava 14 dias entre as trocas de documentos, passou para apenas 4 dias, proporcionando mais escalabilidade e retorno para as áreas de negócios.

Luiz Adolfo Gruppi Afonso (Laga), CIO da Edenred Brasil e Américas, explica que o grupo promoveu mudanças organizacionais no começo do ano, além da aquisição em novembro do passado da CSI, sediada na cidade de Naples, na Flórida, fintech dedicada a pagamentos corporativos  baseado na cloud, que automatiza e simplifica pagamentos B2B para o seu portfólio composto por mais de 800 clientes corporativos, facilitando o pagamento junto dos seus 475.000 fornecedores. O mercado de pagamentos nos EUA movimenta US$ 25 trilhões.

Ele explica que o grupo estabeleceu uma estratégia de crescimento rápido (fast foward), que além do crescimento orgânico, prevê uma série de iniciativas inovadoras com atração de startups e realização de hackathons projetos que possam resultar em boas ideias e inovações alinhadas com nossas áreas de negócios".

Outro avanço relevante da Endered no Brasil pode ser avaliado na expansão do uso de robôs de atendimento (RPA), que permitiu à empresa tornar-se totalmente paperless. Com a criação do agente virtual EVA, a partir de 2015, ela registrou mais de 1,5 milhão de acessos e 1,8 milhão de questões respondidas, um índice de 92% de eficiência e soma 60 unidades de conteúdo. Hoje são 63 robos rodando na operação brasileira, sendo que 8 estão sendo implantados no Chile, tanto para atendimento interno como para tarefas de negócios.

Inicialmente implantado na área de service desk, o RPA também evoluiu para outras áreas, como recentemente para automação das tarefas de recursos humanos, com um chatbot criado por uma equipe de 7 estagiários. Ela que atende 2 mil colaborados em atividades de marcação de férias, atualização de certificações, inserção de dependentes, etc, cerca de 400 requerimentos realizados através de um app do colaborador.

Inovação

Em parceria com a Kyvo, plataforma de inovação e design de serviços, criou o programa Edenred Connect em 2018. O processo de aceleração, com duração de cinco meses, prevê a imersão em  aspectos, como estratégia de usabilidade do projeto, horas de mentoria de diretores do grupo e workshops, que terão como foco as necessidades apresentadas pelas startups, como planejamento estratégico, gestão de recursos humanos, marketing digital, análise de dados, recursos financeiros e relações mercadológicas, entre outros.

Laga explica que a participação da Edenred pode ou não envolver participação acionária na startup. "Fizemos um investimento numa startup que criou um marktplace de máquinas pesadas, onde uma construtora ou empreiteira pode alugar um guindaste, uma pá-carregadeira, etc. Apesar de não ser uma área core, tem alguma ligação com nosso mercado de transporte", ressalta.

O grupo Edenred administrou cerca de € 28,1 bilhões em transações, das quais 78% foram feitas via cartões, dispositivos móveis ou internet. Reúne uma rede de relacionamentos única, com 47 milhões de empregados, 830 mil empresas e instituições públicas e 1,7 milhão de comerciantes credenciados.

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