Publicidade
Início Notícias Profissional AES Brasil investe em plataforma de IoT para gerenciamento de energia

AES Brasil investe em plataforma de IoT para gerenciamento de energia

0
Publicidade

Oferecer uma plataforma para que os clientes possam gerenciar o consumo de energia elétrica é o objetivo de uma plataforma baseada no conceito de Internet das Coisas (IoT) em desenvolvimento pelo grupo AES Brasil.

A AES Ergos, uma das empresas do grupo focada em inovação, trabalha como integradora de soluções para o mercado de energia, apresentou na última Futurecom a solução baseada no sistema aberto Eugenio, da Promon Logicalis e sensores da startup GreenAnt.

Ricardo Kahn, gerente de inovação do Grupo AES Brasil, explica que o projeto faz parte de um programa de inovação em parceria com startups, criado com verbas da Aneel, para cinco principais pilares que demandam inovação no setor energético: Internet das Coisas, Armazenamento de Energia, Geração Distribuída, Eficiência Energética e Veículo Elétrico.

Com uso de um medidor inteligente no quadro de disjuntores de uma empresa de forma simples e não intrusiva, as informações de consumo são enviada através de uma rede Wi Fi, para serem processadas para a plataforma de analytics Eugenio, que faz a correlação com as máquinas e instalações elétricas com o uso de um algoritmo criado pela GreenAnt, que consegue avaliar o consumo individual de cada elemento da rede de energia elétrica interna. Ela pode ser usada inclusive para medição em residências, pois é capaz de estimar o padrão de consumo dos eletrodomésticos.

Com a plataforma analítica o consumidor pode fazer várias comparações de consumo, planejar e reduzir custos de cada equipamento ou dispositivos individualmente. A plataforma ainda está em desenvolvimento e novos recursos deverão ser incorporados.

O programa AES Brasil Inovação busca apoiar e acelerar projetos de startups no setor de energia elétrica, com investimento de até R$ 500 mil por projeto, além de oferecer conhecimento e recursos de parceiros como o SENAI e a Liga Ventures.

AES Ergos, conta com cerca de 600 profissionais, dos quais 15 no programa de startups, e pretende que as aplicações criadas possam ser transformadas em serviços e produtos, dando surgimento a novas linhas de negócios.

O grupo também apoia jovens estudantes interessados em empreender. Durante a  Futurecom, crianças da EMEF Sócrates Brasileiro Sampaio de Sousa Vieira de Oliveira participaram de uma oficina de inovação social, promovida pela AES Ergos e Instituto AES. Os alunos idealizaram e geraram protótipos de dispositivos ligados à eficiência energética.

IoT Business Forum

O projeto da AES Brasil será apresentado num painel especial no IoT Business Forum, dia 6 dezembro, no WTC-SP.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile