Como a disponibilidade pode ajudar sua empresa a economizar dinheiro

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Em 2015, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro sofreu uma retração de 3,8% em relação ao ano anterior, o pior desempenho desde 1990. E para 2016, a expectativa do mercado financeiro é de que o PIB também tenha uma queda, desta vez de 3,6%, segundo o Banco Central.

A crise política e econômica pode trazer instabilidades para empresas de diversos setores e, nesses períodos, o departamento de TI também é alvo de cortes de investimentos e força de trabalho. Por outro lado, o cenário de negócios modernos e tecnológicos deixou clientes, parceiros e usuários cada vez mais exigentes, consequentemente demandando acesso a dados e aplicações a todo momento, de qualquer lugar.

Encontrar o equilíbrio entre controlar os gastos durante a crise, sem deixar de oferecer o melhor serviço ou produto possível para os clientes é uma tarefa árdua, mas não impossível. A tendência de disponibilidade, ou seja, de manter a empresa Always-On e prover o acesso contínuo aos dados, pode ser uma aliada durante a crise e realmente ajudar a organização a economizar dinheiro.

Primeiramente, porque soluções de disponibilidade oferecem mais proteção de dados e evitam paradas no sistema de TI. De acordo com uma pesquisa recente da Veeam Software*, as empresas brasileiras têm, em média, 14 paradas no sistema por ano, o que pode causar um prejuízo anual de até US$ 18 milhões.

Além disso, as paradas podem causar danos à reputação da empresa e a perda da confiança dos clientes.

Sabemos o quanto as organizações têm um comprometimento financeiro dedicado a construir suas marcas ao longo dos anos – isso não é algo para ser jogado fora, e as paradas podem significar danos irreversíveis nesse sentido.

Um outro motivo que faz com que a disponibilidade possa ajudar as organizações a economizarem dinheiro tem a ver com a produtividade. Uma solução integrada e inteligente de disponibilidade significa que os funcionários de TI conseguirão administrar facilmente a ferramenta, sem a necessidade de muitos treinamentos; que os backups e recuperações – de uma máquina virtual inteira ou de um simples arquivo – serão realizados com eficácia e rapidez; que possíveis erros e problemas serão antecipados e prevenidos automaticamente; entre outras vantagens. Tudo isso permite ao colaborador de TI focar em outras atividades e se manter produtivo, ao invés de passar horas resolvendo problemas da ferramenta.

Por fim, ser uma empresa Always-On é uma demanda atual do mercado que deve crescer ainda mais com as inovações tecnológicas e crescimento de dados. Se as organizações deixarem a disponibilidade de lado, logo elas serão ultrapassadas por outras empresas que souberam visualizar essa tendência e manter a inovação nos negócios. Consequentemente, as demandas de um futuro próximo ficarão ainda mais distantes dessas organizações, e o investimento terá que ser maior para conseguirem acompanhar o mercado. Essa pode ser a diferença entre uma empresa que sobrevive a uma crise econômica de forma inteligente e outra que falha.

Vitaly Sukhovsky, vice-presidente para América Latina da Veeam Software.

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