Brasil fica em 2º lugar em pesquisa sobre inclusão financeira em países em desenvolvimento

0

O Brasil avançou uma posição e ficou em segundo lugar em levantamento que analisa a evolução da inclusão financeira e digital em 26 países em desenvolvimento. A pesquisa é realizada pelo Instituto Brookings desde 2015 e avalia quatro dimensões da inclusão financeira: o comprometimento do país com o assunto, a capacidade móvel, o ambiente regulatório e a adoção de serviços financeiros tradicionais e digitais. O Brasil foi mais bem avaliado nas dimensões comprometimento com o tema e capacidade móvel.

Observação: assinaturas únicas significam indivíduos que assinaram ao menos um serviço pago de celular. Como as pessoas podem ter mais de um chip, o número total de assinaturas não reflete o número total de usuários da telefonia móvel.

A pesquisa lista inúmeras ações promovidas pelo Banco Central (BC) como relevantes para o avanço da inclusão financeira no Brasil, tais como a realização do Fórum de Cidadania Financeira, o lançamento do Plano de Fortalecimento da Cidadania Financeira e o aperfeiçoamento dos indicadoressobre educação e inclusão financeira no país.

O Brasil melhorou a nota no quesito capacidade móvel (de 83% para 89%). Essa capacidade mede o acesso a serviços financeiros em dispositivos móveis. "O expressivo crescimento dos acessos remotos – via computadores ou smartphones – às contas bancárias tem reduzido a necessidade de agências e caixas físicos", afirma o diretor de Relacionamento Institucional e Cidadania do BC, Isaac Sidney.

Nas outras três dimensões avaliadas, os índices obtidos pelo Brasil se mantiveram iguais aos do ano passado – veja tabela abaixo. De acordo com Isaac Sidney, a adoção de serviços financeiros tradicionais e digitais é a que apresenta mais espaço para melhoria. "Embora o Brasil tenha avançado em indicadores de inclusão financeira, uso de cartões de crédito e débito, o aumento dos níveis de poupança é ainda um desafio. Devido a especificidades locais, como a alta capilaridade do sistema financeiro e dos correspondentes bancários, o modelo de uso via mobile money não é significativo no país."

De acordo com o Instituto Brookings, o Brasil precisa aperfeiçoar os bancos de dados sobre indicadores financeiros, algo que aumentaria a compreensão dos avanços da inclusão financeira no país. O Instituto sugere utilizar os aprendizados obtidos com o Fórum de Cidadania Financeira e com as semanas internacionais de cidadania financeira para aperfeiçoar o acesso, o uso e a qualidade dos serviços financeiros formais.

"O desafio é definir quais seriam os indicadores-chave para mensuração da cidadania financeira. Dessa forma, será possível não apenas informar de maneira simples e objetiva os cidadãos, pesquisadores e agentes governamentais sobre os desafios e as conquistas alcançadas, mas também subsidiar a definição de metas para ações e a identificação de possíveis aprimoramentos do marco regulatório com relação a inclusão e educação financeiras e proteção aos consumidores de serviços financeiros", ressalta Isaac Sidney.

Desafios

Pelo terceiro ano consecutivo, o Quênia ficou com o primeiro lugar no levantamento. Na avaliação do Instituto Brookings, o país africano possui um forte compromisso com a promoção da inclusão financeira, além de fomentar a utilização de serviços financeiros e bancários por meios digitais.

"Pela primeira vez desde que iniciamos o projeto, todos os países analisados integram organizações internacionais que buscam promover a inclusão financeira, tais como a Aliança para Inclusão Financeira", destaca o relatório. Os avanços das finanças digitais, por outro lado, trazem desafios para a manutenção da segurança nas transações realizadas por meios eletrônicos.

Ainda de acordo com a entidade, as fintechs possuem enorme potencial para acelerar a inclusão financeira, e os países avaliados deveriam considerar o estabelecimento de normas regulatórias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.