OLX reformula site de compra e venda de veículos

0

Com o surgimento da pandemia, vários setores da economia sofreram uma aceleração nos negócios, entre eles o do mercado de veículos usados. Nesse cenário, a OLX, uma das maiores plataformas online de compra e venda de veículos mais usados no país, identificou a necessidade de melhorar a usabilidade da plataforma, permitindo uma experiência mais fácil e completa, tanto para os usuários privados, como profissionais, garantindo uma jornada online mais prática e com mais atributos de segurança.   

Para dar suporte à construção do roadmap de inovação da plataforma, cerca de 30 colaboradores participaram da iniciativa, que envolveu ajustes no layout, mecanismos de buscas, melhorias nos campos autocompletáveis dos anúncios e a inclusão de novas soluções, com a construção de datasets para apoiar o desenvolvimento de novas funcionalidades baseadas em dados, como sugestão de precificação, análise de mercado e catálogo de atributos de modelos de veículos.  

Também foi realizada a Integração com fornecedores de informação veicular, verificação de identidade do usuário, análise de crédito e elegibilidade para seguros. "O projeto de plataformização da OLX oferece mais agilidade e permite escalar a inovação dentro da companhia, sempre pensando na evolução da experiência do usuário", diz Raúl Rentería é CTO da OLX Brasil, acrescentado que o objetivo é proporcionar aos clientes uma experiência fim a fim, da escolha do veículo até a obtenção da documentação. 

"A iniciativa torna a jornada do usuário mais intuitiva, além de adaptar os sistemas para que o consumidor possa realizar toda a transação online. Para isso, seu escopo de produção foi dividido em etapas, aumentando a digitalização em pontos centrais e criando processos que permitirão, a médio e longo prazo, que a jornada de compra e venda seja feita de forma completa pela plataforma", explica.   

O projeto inicial focou em melhorias na navegabilidade, com elementos mais intuitivos e com a utilização de machine learning, auxiliando no processo de inserção dos anúncios, com informações mais padronizadas e com a sugestão de preço médio do veículo, com base na tabela Fipe e no histórico de anúncios da própria plataforma.    

Outro ponto relevante foi a inclusão de parceiros que contribuem diretamente com os processos adicionais que envolvem a comercialização do veículo, como Contratação de Seguro e Cotação de Financiamento, Perfil Verificado, e soluções de segurança que permitem que o usuário tenha melhor visibilidade sobre o produto e o outro usuário com quem está negociando. 

Plataformização 

A iniciativa de atualização da plataforma de autos não é um projeto isolado. Ela fazer parte de uma estratégia de reformulação para criação de uma arquitetura comum para todas as verticais, que antes não permitia a adequação para soluções específicas nas verticais. A empresa iniciou a estruturação do projeto de plataformização no 2o semestre de 2019, mas iniciou sua implementação em maior escala no final de 2020. 

O projeto utiliza uma arquitetura em plataforma, que permite que seus componentes sejam escalados para outros segmentos de mercado atendidos pela OLX, dando autonomia e recursos para que as soluções tecnológicas possam ser adaptadas para a realidade de cada categoria e aperfeiçoadas sem a necessidade de ter que ajustar todo o modelo-base.  

Isso, além de trazer mais agilidade, permite escalar a inovação dentro da companhia, com um único data lake, com produtos que possam ser adaptados de forma mais rápida para atender melhor a evolução das categorias e a experiência do usuário.  

Depois da entrega de primeira parte desse processo em setembro, ela está servindo como base para escalar o projeto para as demais verticais da plataforma OLX, principalmente a de imóveis que reúne também Zap+ e Viva Real. 

"Além de ter produtos que atendam a necessidade específica de cada negócio, sem precisar alterar o modelo-base, o ganho é em velocidade para as mudanças, fator fundamental para uma empresa de tecnologia como a OLX", ressalta Rentería. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.