Publicidade
Início Blogueria Preparação é peça-chave para o mercado de inovação e tecnologia

Preparação é peça-chave para o mercado de inovação e tecnologia

0
Publicidade

A aceleração do mundo e a sensação do relógio ser cada vez mais rápido parece indicar a emergência da falta de tempo para realizar as tarefas do dia a dia e entregar os resultados esperados. Essa é uma realidade cada vez mais vivenciada por milhares de pessoas ao redor do mundo. Contudo, é possível virar a página e seguir um novo caminho quando adotamos o melhor recurso: o da preparação. 

De acordo com grandes personalidades do mundo da inovação e tecnologia, a preparação é uma peça fundamental para uma nova guinada na carreira. O mercado de trabalho busca pessoas preparadas para enfrentar as mais diversas situações. É preciso sair da “caixinha”, expandir a visão e conseguir encontrar a melhor solução dentro do que foi proposto. 

Esse é um cenário atual vivenciado pelas organizações que visam profissionais que saibam lidar de forma estratégia e inovadora com as demandas do cotidiano. Por isso, estar preparado é mais do que uma opção, é uma exigência do mundo contemporâneo. Afinal, a preparação é contínua e gradativa e faz parte da rotação certeira das competências para o profissional do futuro. 

Hoje, um profissional tem que se preparar muito mais do que acontecia há 30 anos. E a forma de se preparar também mudou. Métodos, técnicas, ferramentas e tecnologia usadas estão completamente diferentes. A sala de aula tem outra contextualização e o professor é o mediador e estimulador de conhecimento, porque o protagonista é o próprio aluno. 

Neste viés de mudanças abruptas, empresas onde os gestores já internalizaram esta mudança de mindset estão investindo fortemente na preparação e treinamento das pessoas, para se diferenciarem no mercado e crescerem ainda mais. Mas esse treinamento em tecnologia só é possível alinhado com as mudanças humanas de inteligência intrapessoal e interpessoal. 

Hoje, é essencial que essa mudança de mindset se torne realidade. Para tanto, é necessário executar um trabalho de entrega de tecnologia, aprimorar processos em seus clientes e treinamento de produtos, além de praticar o desenvolvimento pessoal. Já há disponível no mercado programas de treinamento para empresas, que levam em conta a transformação digital acoplada a técnicas e desenvolvimento de habilidades importantes, uma vez que o mundo corporativo exige flexibilidade, empatia, trabalho em equipe, criatividade, gestão emocional e de conflitos, entre tantos outros que pairam no cotidiano empresarial. 

Com este foco, é que empresas com grande visão de mercado como a Ingram Micro, Microsoft, Scansource e Kaspersky têm realizado investimentos dedicados para treinar e levar conhecimento aos seus colaboradores e parceiros de negócios, incorporando parte estratégica nesta engrenagem da preparação. O segredo da inovação está na preparação de pessoas sendo estimuladas, que podem trazer contribuições extraordinárias para a empresas, clientes e parceiros. 

José Furst, Diretor Cloud Vendor Management da Ingram Micro para a América Latina, por exemplo, enfatiza que “Para todas as empresas que participam da cadeia de valor do mercado de tecnologia, ou seja, fornecedores, distribuidores e revendas, dentre outros, é essencial que aqueles que representam estas companhias demonstrem ter conteúdo. Não basta ter conhecimento superficial sobre os temas gerais, mas, sim, é preciso ser relevante. Este conteúdo e técnica vem como resultado da preparação e da capacitação de profissionais. 

Já Luciana Lovato, diretora comercial da Kaspersky, observa que “Quando você tem esse apoio diferenciado de ferramentas, de como vender e não só de produto, isso vai te ajudar muito no dia a dia”. Dessa forma, visando a preparação e a transformação no mindset, o time estará mais preparado e conseguirá apresentar melhores resultados. 

A preparação é o passo inicial para a transformação, ela é o motor que desperta os sentidos da ação e da mudança. E quando se trata do mercado de trabalho, estar preparado é mais que um diferencial, é uma peça-chave importante para se destacar e obter reconhecimento.  

Shirley Fernandes, sócia-diretora Comercial e de Marketing da N1 IT Stefanini e idealizadora do PCP (Partner Coaching Program) Brasil, que está presente em mais 14 países da América Latina e Europa.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile