O executivo da America Online que conduziu a reestruturação da divisão do programa de mensagem instantânea (AIM) deixou a empresa uma semana após o lançamento da nova versão do produto. Chamath Palihapitiya, de 29 anos, alegou como motivo a intenção de criar uma joint venture no ano que vem.
A saída de Palihapitiya ocorre no momento em que acionistas dissidentes pretendem dividir a Time Warner, dona AOL, em quatro companhias, como parte de um radical processo de reestruturação do grupo de mídia. E como conseqüência dessa reorganização, estaria a venda de uma parte da AOL para o Google ou a Microsoft.
De acordo com notícia do The Wall Street Journal, fontes internas da empresa disseram que o fato de as negociações virem se arrastando por meses tem levado a um sentimento de incerteza entre muitos membros do alto escalão da AOL. O jornal cita como um indício disso, a saída, em agosto, Neil Smit, o cabeça do negócio de assinaturas da empresa que aceitou convite para assumir o cargo de executivo-chefe da Charter Communications. Essas mesmas fontes disseram que essa seria também a razão da saída de Palihapitiya.
Segundo o jornal americano, a AOL ainda não nomeou um sucessor para Palihapitiya, que deve deixar a empresa no fim do ano. A nota informa que ele se juntará ao fundo de capital de risco Mayfield, um dos mais importantes do Vale do Silício, que administra uma carteira de US$ 2,3 bilhões.
Palihapitiya assumiu a divisão de mensagem instantânea num momento de queda de market share da AOL. Durante o ano passado, ele reconstruiu o produto, voltando seu foco para promover o serviço de música e para suportar outros tipos de propaganda. Desde então, AOL conquistou um número expressivo de usuários do AIM e triplicou o faturamento do serviço.