A oferta de produtos de tecnologia da informação na modalidade de serviços, a partir de uma infraestrutura virtualizada e compartilhada, não apenas muda a forma como se vende TI, mas, principalmente, o modelo de compra. Gradativamente, sai de cena o discurso que, até pouco tempo, se baseava em produto para a oferta de soluções customizadas ao negócio do cliente.
Com foco em resultados, muitos provedores de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) estão se reestruturando e integrando diferentes atividades, de forma a compor uma oferta mais eficiente, competitiva, flexível e diretamente alinhada aos diversos setores do mercado.
“Os serviços de Computação em Nuvem podem ser integrados de forma mais ampla à estratégia de negócios das empresas, garantindo vantagem competitiva no novo ambiente de TI, que tem como pilares serviços de Cloud, Big Data, Mobilidade e Redes Sociais”, diz Adriana Coutinho Viali, Diretora Executiva da Embratel.
Com a Computação em Nuvem, as empresas podem obter controle e redução de custos e acesso a uma infraestrutura ajustável às suas necessidades. Com Big Data transformam dados em inteligência e tomam decisões mais assertivas. Já a mobilidade, permite que funcionários trabalhem a partir de qualquer lugar e a qualquer momento. As redes sociais, por sua vez, consolidam-se como um grande canal para o engajamento e a prospecção de novos clientes.
Estratégia de campo
Pensando assim, os profissionais de TI que têm decisão de compra nas empresas estão em um momento de mudança, passando a participar, também, da estratégia de negócios de suas empresas. “O que rege hoje o mercado é a velocidade. O CIO precisa, cada vez mais, estar não apenas alinhado, mas também à frente do negócio, criando novas oportunidades com o uso de tecnologia”, avalia Pietro Delai, analista da IDC. “O idioma do executivo de TI tem que mudar do ‘tequiniquês’ para o ‘inovês’. Ele tem que ser o polo de inovação dentro da empresa”, aconselha Pietro.
Da mesma forma, o portfólio de ofertas pode ser simplificado, para permitir o acesso irrestrito, inclusive dos mais leigos no mundo da tecnologia e da inovação. Segundo a IDC, existe movimento do mercado para a oferta de soluções cada vez mais poderosas, mas de fácil precificação e contratação.
O analista da IDC também destaca que o mercado de Cloud não pode ser ignorado nem pela mais completa estrutura de TI do mercado e muito menos pelas grandes corporações, que podem contar com a tecnologia ajustável inclusive em momentos de pico de demanda.
Um exemplo são as datas comemorativas e as grandes campanhas de marketing e do varejo, como o Black Friday, que exige alta flexibilidade da infraestrutura de TI e pode contar com o provedor de serviço para estudar o comportamento de acesso dos clientes e determinar, assim, a estratégia em cloud que irá suportar a campanha.
A estimativa é que o mercado global de Computação em Nuvem – estruturado nas ofertas de infraestrutura, software e plataforma como serviço, das siglas IaaS, SaaS e PaaS – varie entre US$ 56 a US$ 57 bilhões em 2014, segundo a IDC, puxado principalmente pela oferta de Software como Serviço (SaaS). A mesma consultoria projeta um crescimento médio global de 20%, nos próximos 4 ou 5 anos.
Esse crescimento vem perdendo ritmo, com algumas regiões já apresentando maturidade bastante avançada. Mas no Brasil, onde a oferta de cloud computing está estimada em US$ 500 milhões em 2014, ainda há espaço para um crescimento de 60% ao ano, nos próximos quatro ou cinco anos, de acordo com a IDC. Por aqui, diferente da média global, a alavanca do mercado é a oferta de infraestrutura como serviço (IaaS), algo que deve mudar em dois anos, com inversão de IaaS para SaaS.
De olho nesse movimento, a Embratel oferece soluções de Cloud Computing para o mercado empresarial. O ambiente foi desenvolvido em 2013 para permitir que micro, pequenas e médias empresas tenham acesso a recursos tecnológicos que até então estavam disponíveis apenas para grandes companhias. Além disso, oferece rápida entrega e agilidade na compra de ofertas de serviços na nuvem.
Oferta acessível a todo porte de empresa
Segundo Adriana Coutinho, a Embratel tem produtos para ajudar empresas de todos os portes e segmentos a se tornarem ainda mais competitivas.
Um dos destaques da oferta de Cloud Computing da Embratel é a facilidade de contratação. Entre as opções estão soluções de Servidores Virtuais, Presença Web, E-mail Corporativo, Backup Online e Segurança de Dados. Por meio de portal desenvolvido para a compra online, as empresas podem consultar todas as ofertas disponíveis e selecionar a opção que mais atende às suas necessidades naquele momento, tendo, ainda a flexibilidade para expansão a qualquer momento.
“A loja virtual oferece serviços para que as empresas aumentem suas vendas, diminuam seus custos em aquisição de recursos computacionais com a garantia da melhor e mais robusta plataforma tecnológica do mercado”, afirma a executiva.
Agilidade, flexibilidade e segurança são vantagens garantidas pela Embratel e contribuem para que seus clientes sejam mais bem sucedidos no mercado, atingindo suas metas e objetivos empresariais.