OnPremise para Cloud: pode ser mais simples do que se imagina

0

O armazenamento em nuvem tem se tornado fundamental para manter a competitividade nos negócios. Cada vez mais as empresas descobrem as vantagens do Cloud e passam a optar pela migração do On Premise para a nuvem, descobrindo uma maneira muito mais fácil e prática de gerenciar e armazenar seus dados com segurança.

Atualmente, além da segurança, questões como espaço físico e mão de obra, contam muito na decisão sobre qual solução usar. O uso da tecnologia cloud, deixa de ser  tendência e passa a se consolidar cada vez mais como uma realidade no Brasil, já que os investimentos em Cloud devem chegar a US$ 4,5 bilhões em 2017, de acordo com pesquisas do Gartner.

Como exemplo, no modelo on premise,a companhia utiliza sua infraestrutura interna, a qual precisa ter disponibilidade de espaço físico para operação dos equipamentos, com instalações seguras contra incidentes tais como incêndios, chuvas, desabamentos, furtos, roubos, além de ser necessáriauma equipe responsável pelo gerenciamento do sistema 24×7. Tudo isso requer um alto investimento na compra e manutenção de hardware e software, além dos custos de pessoas envolvidas no processo.Já o uso do Cloud, permite que você armazene e utilize conteúdo de diversas aplicações de sua empresa em qualquer lugar e em diferentes dispositivos. Sem precisar comprar máquinas, contratar profissionais e usar um espaço do seu escritório. É como sea sua empresa "alugasse" a capacidade de hardware que precisa e contratasse um plano adequado às suas necessidades, sem pagar ou dispender financeiramente de valores superiores ao que são realmente necessários.

Com uma migração bem planejada para o cloud computing, assistida por profissionais especializados no assunto, as empresas obtêm ganhos em performance e, consequentemente, a experiência do usuário é aprimorada, sem nenhuma interrupção.O tempo que você investe no seu projeto de migração será recompensado infinitamente em satisfação do usuário.

Outro ponto importante que é necessário destacar, é que a computação em nuvem tem se desenvolvido cada vez mais nos últimos tempos, principalmente com relação à segurança dos dados. Talvez essa seja a principal preocupação de uma empresa que estejadecidindo se vai ou não para a nuvem.

Especialistas do Gartner consideram o Cloud mais seguro que o data center local. Prova disso são as grandes empresas que utilizam a nuvem em sua administração, como a Amazon, IBM, Google e Microsoft. Com o desenvolvimento de criptografias e certificados de segurança, o uso do cloud corporativo têm se tornado cada vez mais seguros.

O mundo mudou, migrou para o ambiente digital e já não conseguimos imaginar como seria a nossa rotina se não tivéssemos evoluído do BBS para os atuais modelos de internet. Estamos criando a mesma dependência com a tecnologia cloud, pois mesmo sem perceber, ela já está em muitas ferramentas do nosso dia a dia, como no e-mail, streaming de músicas e filmes, armazenamento de fotos, aplicativos online, entre outras.O que antes era uma ideia do futuro, hoje já é realidade para muitas empresas brasileiras.

A computação em nuvem se tornou eficiente e rápida o suficiente para substituir, no armazenamento, processamento e em outras funções, um equipamento físico e vai continuar a dominar o mercado. Migrar para o cloud computing no ambiente empresarial é seguir um fluxo natural da tecnologia e uma verdadeira ferramenta para o sucesso dos seus negócios.

Fábio Savio, gerente de Implantação & Gestão de Serviços da Mandic Cloud Solutions.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.