Guide Investimentos implementa transformação Ágil

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A necessidade de desenvolver novas funcionalidades em seus sistemas e na rotina de processos é uma constante na Guide Investimentos, uma das maiores corretoras do mercado brasileiro, fundada há 50 anos e integrante do grupo global chinês Fosun desde 2018. Até pouco tempo atrás, cada mudança significativa a ser feita se tornava um grande projeto que partia de uma das áreas de negócio da empresa. Essa área, por sua vez, buscando os melhores indicadores de desempenho para seu projeto, pressionava os times de tecnologia e desenvolvimento de sistemas por prazos e produtividade.

O problema desse formato é que, como havia uma integração limitada entre a equipe de tecnologia e as áreas de negócio, as entregas demoravam para acontecer, em função do esforço necessário para gerenciar o projeto e fazer tudo andar no caminho certo. Com os prazos não cumpridos de forma satisfatória, vinha a frustração e, não raro, o retrabalho.

Era preciso mudar esse cenário para atender o cliente com a qualidade esperada. "Entendemos que era preciso colocar todo time no mesmo barco, com as mesmas dores, necessidades e desejos", explica Adriano Bacha, gerente de tecnologia da Guide Investimentos. "As entregas de novos sistemas pelos times de tecnologia deveriam ser significativamente mais rápidas para atender a demanda do mercado, os ajustes deveriam ser feitos em tempo real e tudo isso com uma qualidade muito acima da média."

Isso tudo porque, por ser uma corretora digital, a Guide Investimentos tem na internet a principal interface com o cliente, através do website e de aplicativos. "A mudança era necessária para que a velocidade de lançamento de novas funcionalidades, produtos e ofertas nos sistemas ocorresse de forma sólida", diz Bacha.

Para a mudança acontecer, a Guide Investimentos contratou a Prime Control, empresa com mais de dez anos de experiência. "Entramos nesse trabalho com a missão de sermos a grande facilitadora em um processo chamado de Transformação Ágil", explica Everton Arantes, CEO da Prime Control. "Essa transformação não envolve apenas processos e métodos, mas pessoas, cultura e significado. Após um diagnóstico, definimos a prática mais aderente e que pudesse ser implementada em poucos meses dentro de uma estrutura tradicional."

A Cultura Ágil, implementada na Guide Investimentos, é uma metodologia que causa um grande ajuste comportamental na empresa e um alto nível de ressignificação das pessoas para tornar o processo de mudança ainda mais sólido. A partir de dinâmicas em grupo, reunindo todos os times envolvidos desde a concepção de um produto, sistema ou rotina, até a sua entrega final, foi possível experimentar o trabalho em equipe a partir de outras dimensões. "Agora, todos sempre chegam juntos a um consenso sobre a melhor forma de fazer algo, sobre o prazo e sobre o que deve ser entregue", descreve Bacha, da Guide Investimentos. "Todos entraram no mesmo barco, a partir de um 'reset' rápido e comportamental, mas sempre respeitando as experiências e competências de cada pessoa. Todo o time aderiu naturalmente a um modelo altamente colaborativo e rápido."

Para perpetuar o modelo, implementado há menos de um ano, a estrutura da Guide Investimentos conta hoje com "agile coaches", profissionais que acompanham os diferentes times envolvidos nos projetos, agora divididos em "squads". O papel do coach é ser um facilitador da rotina, nutrindo as pessoas com motivação e experiência. "Temos profissionais atuando em todos os ciclos, onde entregas que antes demoravam meses, agora são muito rápidas, objetivas e escaláveis", diz Arantes, da Prime Control. "As prioridades agora são definidas conjuntamente, as áreas estão perfeitamente sincronizadas, envolvidas e comprometidas com o sucesso coletivo."

Bacha explica que hoje todos compartilham dos mesmos indicadores de negócio, como mais contas abertas e mais clientes satisfeitos, por exemplo. "A qualidade é assegurada pela Prime Control não apenas na etapa final do desenvolvimento de um sistema, como no modelo tradicional, mas com a cocriação do todo, desde a concepção pela área de negócios, a construção e o dia-a-dia. Como resultado, o volume de erros e retrabalho é realmente muito pequeno", explica Bacha, complementando: "Temos hoje um time muito mais unido, motivado e empoderado que faz entregas muito mais rápidas e isso gera clientes muito satisfeitos."

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