Publicidade
Início Serviços Mercado (Services) Jungheinrich implanta no Brasil sistema de armazém automatizado

Jungheinrich implanta no Brasil sistema de armazém automatizado

0
Publicidade

A Jungheinrich, segunda maior empresa de intralogística na Europa, acaba de implantar no Brasil o primeiro Armazém Automatizado LRK. Presente em 45 países, o conceito de armazenagem vertical da companhia utiliza uma tecnologia inovadora que pode economizar até 85% do espaço útil, reduzindo custos e melhorando o aproveitamento do espaço tanto em pequenos estoques quanto nos grandes centros de distribuição.

O armazém automático LRK é um equipamento elétrico fechado e com prateleiras em seus dois lados. Por meio da leitura de um código de barras ou do acionamento de um botão, as bandejas são automaticamente transportadas para o extrator situado no centro e, então, seguem para a abertura operacional. Com largura máxima de 4 metros, pode ser customizado na altura em módulos de 100 mm, o que faz com que atenda às necessidades de capacidade, adequando-se rapidamente ao aumento e redução de demanda por meio da adição e da remoção de módulos.

A solução foi projetada para setores que possuem um portfólio de peças e produtos menores e mais leves, como as montadoras ou as indústrias de calçados, roupas e acessórios, por exemplo.

“O LRK é ideal para empresas que precisam otimizar sua área de recebimento, armazenagem, movimentação, expedição e distribuição de materiais e produtos, além de ter como benefício adicional a atualização de inventário, uma vez que o sistema consegue realizar a leitura de estoque no momento da separação”, conta Markus Flotho, líder de Sistemas e Projetos Logísticos da Jungheinrich no Brasil. A companhia acaba de instalar o primeiro desses equipamentos no país, em uma empresa de manutenção de turbinas de avião.

Outra vantagem do sistema é o ganho na produtividade e a redução de erros na separação de produtos. Essa maior eficiência no picking é permitida pelo princípio goods to man, que oferece processamento mais rápido na seleção, melhor ergonomia nas operações logísticas, e ainda reduz o risco de danos ao operador.

A adoção de um processo de automação de armazém exige considerável investimento em equipamentos, mão de obra especializada e capacitação dos operadores. Também por esses motivos, precisa ser planejada. Como uma das pioneiras em intralogística 4.0, a Jungheinrich atua tanto no fornecimento de equipamentos quanto na confecção do projeto, instalação, conexão e integração das máquinas com os sistemas de comunicação de armazéns, como o Warehouse Management System (WMS).

Além do LRK, a Jungheinrich possui outras soluções de armazém vertical automatizado, como o Miniload, que apresenta zonas de reserva para separação de acordo com o método FIFO (primeiro que entra – primeiro que sai); e a estanteria Paternoster PRK, que tem como base o conceito de transportadora flexível e se adapta às especificações individuais da operação intralogística, desempenhando de maneira robusta e com alta velocidade a seleção de pedidos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile