Pure Storage lista previsões de tecnologia para 2021

0

O mercado global sofreu o impacto de um ano sem precedentes, no qual a tecnologia entrou como protagonista para viabilizar a continuidade dos negócios da maioria das empresas. Esse fato impulsionou alguns fornecedores, e este é o caso da Pure Storage, fornecedora de soluções de armazenamento de dados. A empresa cresceu 99,9% no mercado de armazenamento de dados na América Latina só no segundo trimestre de 2020, segundo a IDC.

Muitas incertezas permanecem na reta final de 2020, mas, assim como a certeza de que o trabalho remoto é um modelo que chegou para ficar, alguns recursos tecnológicos acabaram se tornando ferramentas essenciais que devem impulsionar o mercado no ano que está por vir. Em uma análise do mercado global, a Pure Storage listou as previsões tecnológicas para 2021, que deve manter o ritmo acelerado da TI com foco em soluções voltadas para inovação e proteção dos dados.

2021 – O ano da repercussão da transformação digital

As empresas que ainda não estavam na jornada de transformação digital, devido à pandemia se viram forçadas a reformular rapidamente a TI. No processo, muitas optaram por infraestrutura tecnológica acima do orçamento e fora de suas próprias necessidades. No longo prazo, essas escolhas podem se mostrar insustentáveis e, em 2021, as empresas precisarão se reorientar para o médio prazo e buscar soluções ágeis que forneçam um equilíbrio orçamentário e funcional, de acordo com as necessidades dos negócios. O papel do CTO será encontrar os melhores sistemas para organizar melhor os investimentos.

Backup: o aliado contra o ransomware

O Brasil é o país mais atingido por ransomware na América Latina, registrando 46,6% dos ataques na região. Os hackers aproveitaram o aumento do trabalho remoto e em 2021 essa tendência deve permanecer. O tempo de inatividade gerado por esse vetor de ataque às vezes sai mais caro que o próprio resgate – que sequer é recomendado, e o backup em flash entra em cena como peça fundamental de defesa, permitindo que os sistemas sejam restaurados rapidamente e as operações reestabelecidas em minutos ou horas, em vez de dias.

O alívio do modelo de consumo flexível

Em meio a tantas incertezas, dificilmente as empresas sentirão uma folga no orçamento tão cedo. No próximo ano, o foco será a redução geral de gastos, e os modelos de consumo flexíveis se tornaram uma opção fundamental para implementar soluções de infraestrutura de TI. Esse modelo evita investimentos altos e arriscados em CAPEX e permite o gerenciamento de custos sem a necessidade de contratos de longo prazo, aumento as chances de estabilidade financeira das empresas para que possam recuperar o fôlego no mercado.

Falhas de TI e de segurança não serão perdoadas

Na pressa para digitalizar os processos e as operações, muitas empresas acabaram não se atentando à complexidade que estavam criando em seus sistemas, resultando em prejuízos causados por tempo de inatividade. Este problema tem se tornado cada vez mais inaceitável, e períodos prolongados off-line são tão prejudiciais para a reputação quanto para os resultados financeiros. Apesar da complexidade que as empresas podem ter adicionado aos seus próprios sistemas, em 2021 haverá uma tolerância ainda menor em relação a isso e aos problemas de segurança causados aos clientes, parceiros e equipes.

2021 será o ano das aplicações

Ao longo dos últimos anos os contêineres apareceram nas previsões tecnológicas, seja por se tornarem convencionais ou pelo aumento das cargas de trabalho armazenadas dessa forma. Com o amadurecimento dessa tecnologia, as soluções granulares de armazenamento para contêineres se tornarão cada vez mais importantes e o foco na aplicação será essencial. Isso significa investir em soluções consistentes e confiáveis com criptografia de dados e backup de toda a aplicação, não apenas dos dados, para que a aplicação se mova livremente entre os ambientes, seja no data center ou na nuvem.

O papel dos canais será ainda mais importante

Com o trabalho remoto como praticamente a única opção viável neste ano, houve um aumento imediato na demanda dos principais produtos de TI, como VPN e monitores. E, em 2021, as empresas estarão em busca por tecnologias que não apenas ajudem a manter as operações, mas que sejam capazes de ajudá-las a obter vantagens competitivas. Os canais já provaram seu valor no curto prazo, e agora devem desempenhar um papel ainda mais importante, como parceiros consultores estratégicos de longo prazo. Dessa forma, poderão ajudar os clientes com a modernização necessária no ambiente de TI para se adaptarem a nova realidade.

A criatividade irá revelar os verdadeiros líderes

As videoconferências trouxeram à tona as dificuldades dos fornecedores para manter o relacionamento com parceiros em 2020, e isso deixou claro que as chamadas tradicionais seguindo um modelo padronizado de reunião à distância não funciona. A criatividade e a motivação com abordagens personalizadas transformaram esse processo em relacionamentos individuais e, consequentemente, mais sólidos. Os parceiros precisam se sentir cada vez mais valorizados e incentivados, seja por meio de novas metas, treinamentos ou benefícios, para crescer e superar as expectativas de vendas em 2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.