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Rumo à transformação digital, Etna fortalece e-commerce com solução SAP

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A Etna, varejista brasileira de móveis e decoração, acelerou sua transformação digital durante a pandemia com o aperfeiçoamento de seu e-commerce. Realizado em parceria com a FH, empresa de tecnologia e desenvolvimento de softwares de gestão, o projeto de modernização da loja virtual contribuiu para o aumento do volume de compras online em 2020, com crescimento de 100% em relação a 2019.

Desde a implementação da solução SAP C/4HANA pela FH, a plataforma da Etna tem evoluído para acompanhar as mudanças nas preferências dos consumidores e agregado novas ferramentas para uma maior integração entre as lojas física e virtual. A usabilidade do cliente é um dos maiores focos nesse processo, que busca atender as demandas de um mercado cada vez mais digital e conectado.

“Pensamos em cada detalhe, como a navegação no site, a exposição dos itens, entre outros, para que o resultado final seja uma experiência unificada e fluida”, explica Suzana Almeida, Gerente de Marketing e E-Commerce da Etna. “A possibilidade de comprar pelo site e retirar na loja ou começar a escolha dos produtos em um canal e terminar em outro são algumas das opções que queremos oferecer e a tecnologia tem sido parte essencial nisso”, comenta a executiva.

Com as medidas de isolamento social, muitas pessoas passaram a trabalhar de casa e a preocupação com esse ambiente também cresceu. Uma vez que o modelo de home office foi ampliado, houve um movimento para organizar ou repaginar o que se tornou o novo local de trabalho. “O aumento da procura por móveis, decoração e itens para casa cresceu e, com a loja física fechada, o e-commerce passou a ser o principal ponto de atendimento para os nossos clientes. Os aprimoramentos que fizemos desde a migração para o SAP C/4HANA foram os grandes diferenciais para que pudéssemos manter a qualidade no serviço nesse período”, explica.

As funcionalidades integradas na solução foram diversas, como ferramentas de marketing e Business Intelligence (BI) para apoiar a venda assistida e alavancar a régua de relacionamento da companhia. Outro passo essencial foi a consolidação do marketplace da Etna, abrindo espaço para parceiros dentro do site da empresa.

A companhia ganhou rapidez em múltiplas frentes, como a consolidação de projetos em um tempo muito mais curto. “Atualmente, a solução é um grande acelerador de processos e a FH tem nos ajudado a dar respostas mais inteligentes e que desencadeiam uma transformação em toda a nossa operação”, pontua a Gerente da Etna. As vendas no e-commerce ultrapassaram a maior Black Friday da Etna, que manteve a agilidade na entrega ao cliente. “A maior movimentação durante a pandemia nos deu insights valiosos para as vendas de fim de ano, que devem absorver as mudanças de comportamentos dos consumidores e trazer um fluxo ainda maior para a loja virtual”, comenta.

Sandro Stanczyk, Diretor de Customer Experience na FH, que é uma das principais parceiras da SAP no Brasil, explica que a digitalização no setor de varejo é uma forte tendência, o que traz inúmeras possibilidades para empresas que querem alavancar sua transformação tecnológica. “Temos muito orgulho da nossa parceria com a Etna, que é um exemplo de resultados que podem ser alcançados com uma estratégia digital consolidada. Os benefícios das adaptações realizadas na solução ficaram ainda mais visíveis durante os momentos críticos da pandemia, pois o ambiente virtual ganhou protagonismo”, finaliza.

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