Brasil se torna o segundo país com maior número downloads de apps de compras

0

O último trimestre de 2021 deve ser a temporada de compras de fim de ano mais mobile de todos os tempos. É o que diz o estudo da plataforma de analytics de marketing mobile Adjust, que lançou hoje o E-commerce App Report 2021: Principais Tendências nas Compras Mobile com Insights do Sensor Tower. O relatório global mostra que a receita in-app cresceu consideravelmente em 2021. Com base nas tendências de receita de aplicativos de e-commerce em 2020 — quando outubro, novembro e dezembro superaram os nove meses anteriores — a temporada de compras deve atingir patamares ainda maiores este ano.

O Brasil foi destaque e registrou o segundo maior número de downloads de aplicativos de e-commerce em 2021, superando a China e ficando atrás apenas da Índia. O aplicativo Shopee foi o mais baixado da categoria em 2021, e deve o seu sucesso principalmente ao mercado brasileiro, que liderou o número de downloads do aplicativo globalmente com aproximadamente 32% do volume total. Vale dizer que em 2019 a empresa não figurava no TOP 10 global, registrando a força do mercado brasileiro em compras mobile nos últimos anos.

Globalmente, os consumidores estão passando mais tempo in-app por dia, com as durações das sessões de 10,56 minutos em 2021 até o momento. Existe uma grande expectativa para a América Latina, que registrou o seu maior aumento do tempo de sessões em 2020 durante o período de compras de final de ano. A tendência é que em 2021 os usuários passem ainda mais tempo em aplicativos de e-commerce.

"O mobile emergiu como líder no e-commerce", disse Paul H. Müller, cofundador e CEO da Adjust. "O mais impressionante é que os aplicativos de e-commerce conseguiram reter os usuários adquiridos e continuaram a crescer e a obter ainda mais consumidores novos. É uma prova da capacidade do mobile de fornecer experiências convenientes e otimizadas para o usuário. Reter consumidores fiéis é uma forma das empresas continuarem crescendo durante a época de compras até o ano novo."

iOS 14.5+ e o opt-in

Os dados da Adjust mostram que a taxa de opt-in no App Tracking Transparency (ATT) em aplicativos de e-commerce é de aproximadamente 17% — bem acima das projeções iniciais. A Adjust prevê que as taxas de consentimento continuarão subindo com o tempo, conforme os usuários entenderem melhor o valor de anúncios relevantes.

Descobertas adicionais importantes sobre o crescimento global e regional em relação ao engajamento em aplicativos de e-commerce em 2021 incluem:

• As instalações globais de aplicativos de e-commerce cresceram 10% em 2021 em comparação com 2020. As instalações também cresceram regionalmente na EMEA (15%), LATAM (11%) e APAC (9%).

• As sessões tiveram o maior aumento de 2021 em LATAM até o momento, para 27%, em comparação com o crescimento global de 12%.

• A taxa de crescimento orgânico/pago caiu consideravelmente na América Latina em 2021: para 0,23 e 0,24 no 1º / 2º trimestre de 2021, em comparação com 0,49 e 0,47, respectivamente, no ano anterior, refletindo o crescimento orgânico na região.

"O comércio mobile finalmente se expandiu para além dos mercados consumidores tradicionais para se tornar um fenômeno global, com LATAM e APAC apresentando um crescimento explosivo", disse Randy Nelson, Chefe de Mobile Insights no Sensor Tower.

"Os números mostram que o Brasil é uma potência no mercado de m-commerce e deve registrar números ainda maiores que os de 2020, agora em 2021. É esperado que os gigantes do varejo e as marcas novas obtenham resultados ainda mais expressivos nos canais digitais durante esta temporada de compras nesse fim de ano," Comenta Guilherme Kapos, diretor de vendas da Adjust no Brasil.

O relatório completo, incluindo a metodologia, está disponível para ser baixado aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.