Revolução tecnológica: conheça as principais tendências para as organizações em 2022

0

Nos últimos anos, tem-se falado muito sobre a transformação digital, ou melhor, sobre a digitalização dos processos em organizações. Assim, muitas empresas têm buscado ferramentas, soluções e consultorias que possam auxiliar nessa caminhada. Afinal, essa é uma longa jornada que exige um certo nível de maturidade e preparação.

Além disso, as equipes de TI têm exercido um papel fundamental na preparação das empresas para o novo século digital. Afinal, a maneira como as organizações – e seus times – encaram a tecnologia reflete no modo em como agimos em sociedade, uma vez que ela tem o potencial de criar oportunidades e interrupções significativas. Assim, não apenas as equipes de TI, mas todos os gestores da organização devem incentivar a adoção de novas tecnologias para impulsionar as estratégias de inovação e alavancar a vantagem competitiva da organização.

Já estamos na reta final do ano e muitas empresas iniciaram seus planejamentos anuais. Veja quais tecnologias são tendências para o ano de 2022:

1- Automatização de tarefas repetitivas

Até 2022, 45% das tarefas de trabalho repetitivas em grandes empresas serão automatizadas, segundo o IDC. Não é novidade que a maioria dos gestores percebeu que precisava deixar para os robôs as partes operacionais do trabalho e, para as pessoas, as partes mais estratégicas e tomadas de decisão. Assim, a hiperautomação entra para solucionar esse desafio, uma vez que trabalhos burocráticos e manuais serão automatizados, diminuindo erros e possibilitando às pessoas mais tempo para executarem atividades estratégicas e analíticas.

2- Sistemas de integração ERP

Até 2023, as organizações que adotarem integrações de ponta a ponta em seu ERP irá superar a concorrência em 80% na velocidade da implementação de novos recursos, segundo o Gartner. Portanto, trabalhar com integrações de ponta a ponta é a chave para o sucesso das empresas no futuro. Isso porque o maior desafio das empresas tem sido justamente gerir, sustentar e integrar seus ERPs com seus sistemas satélites.

Então o grande ponto de atenção desta tendência é que: empresas que estiverem preparadas com suas integrações de ponta a ponta terão vantagem sob seus competidores. E os benefícios para as organizações serão diversos, como a agilidade para adicionar recursos em aplicativos móveis, expandindo o uso de funcionalidades; e a inovação para sistemas legados ou desatualizados, permitindo uma melhor integração e menos intervenções manuais, reduzindo assim o custo total de propriedade (TCO – Total Cost of Ownership).

Esses benefícios têm atingido as mais diversas áreas dos negócios, se destacando nos setores de vendas, logística, financeiro, fiscal e de gestão de materiais.

3- Aumento de canais digitais para alcançar novos clientes

Ainda, de acordo com o Gartner, cerca de 83% dos CIOs esperam um aumento dos canais digitais para alcançar novos clientes e cidadãos. Isso indica que a TI, juntamente com as áreas de negócio, irão criar soluções digitais para também atingir novos clientes e cidadãos. Inclusive, segundo a consultoria, as empresas que aumentarem o uso de canais digitais têm 3,5 vezes mais probabilidade de ter um desempenho superior. Outra tendência sentida pelos CIOs é o aumento de orçamento para inovações digitais que só deve aumentar, uma vez que todas as indústrias estão passando por uma intensa transformação digital.

4 – Arquitetura de aplicativos e implementação de novos recursos

A arquitetura de aplicativos combináveis possibilitará aumentar em 80% a implementação de novos recursos, segundo o Gartner. Isso ajudará na melhoria da competitividade dos negócios, uma vez que facilita construir, montar e remontar elementos de negócio para aproveitar, com maior agilidade, as oportunidades de mercado e responder a ameaças com maior resiliência e rapidez. Especialmente, num contexto de era digital acelerada, dinâmica e pouco previsível.

Com estas 4 tendências, a tecnologia deixa de ser apenas um meio e passa a ser um elemento de diferenciação e estratégia das empresas. Afinal, a aceleração digital está como o grande foco para 69% dos conselhos de administração de grandes empresas, segundo o Gartner, consultoria de tecnologia. Ademais, 83% dos CIOs apontaram a entrega de novos produtos e serviços digitais como principal prioridade para alcançar clientes e cidadãos. Assim, fica claro como a digitalização tornou-se essencial para diversos segmentos, inclusive até os mais conservadores.

Andréia Rengel, CEO da AMcom.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.