O Facebook encomendou a produção de servidores diretamente a duas ODMs chinesas (original design manufacturer): a Quanta Computer e a Wistron. A mudança no modelo de negócio visa economizar os custos intermediários com a compra equipamentos de fabricantes convencionais. Segundo fontes ligadas às empresas ouvidas pelo site chinês DigiTimes, as remessas de hardware do Facebook fazem parte do Open Computer Project (OCP).
As ODMs são montadoras de eletrônicos que não vendem produtos diretamente com sua marca, fabricando-os para outras companhias em regime de terceirização. O caso mais conhecido é o da Foxconn, que fabrica produtos para diversas empresas como Apple, Sony, Samsung, entre outras.
O modelo de negócio direto com ODMs é adotado atualmente por empresas como Google, em 100% de seus servidores, e por 30% dos servidores da Amazon — percentual que deve ser expandido neste ano.
Ainda de acordo com o site chinês, à medida que grandes empresas de tecnologia passam a atuar com ODMs, os switches de rede devem ser integrados diretamente aos racks dos servidores nos próximos dois anos. A decisão também deve ajudar os fabricantes a expandirem seus negócios.
Procuradas pelo DigiTimes, as Wistron e a Quanta não quiseram comentar o assunto.