Com o processo de integração operacional concluído em prazo recorde, cerca de cinco meses após a aquisição da 3Par, por US$ 2,35 bilhões, a HP anunciou nesta quinta-feira, 3, o término da incorporação da solução de storage da fabricante de sistemas de armazenamento e o início das vendas do produto no mercado brasileiro e nos demais países da América Latina.
A estratégia da companhia para a região com a nova solução é conquistar os mercados de computação em nuvem e virtualização de storage, de acordo com o vice-presidente de storage da HP para a América Latina, Carlos Díaz. Para isso, ele explica que a solução da 3Par da será integrada à linha de servidores blade e de networking para compor a oferta de computação em nuvem. "A meta da HP com a integração da solução é alcançar a liderança no segmento, por meio da oferta da melhor proposta de armazenamento do mercado", ressalta.
Ao comentar sobre a guerra travada entre a HP e a Dell para a aquisição da 3Par, o executivo observa que o diferencial tecnológico da solução explica o motivo de a HP não ter desistido da compra e ter pago cerca de dez vezes o faturamento da 3Par, que no ano passado foi de aproximadamente US$ 195 milhões. "Para nós essa aquisição representa nossa busca para conquistar o mercado de computação em nuvem e virtualização de storage e a tecnologia especializada em armazenamento de dados é fundamental para isso."
Díaz enfatiza que a HP não irá descontinuar as linhas próprias de storage, como a StorageWorks P4000 e a StorageWorks P9000 Disk Arrays, voltadas aos mercados mid e high-end. "A ideia é atender a todas as necessidades de todos os segmentos de empresas com um leque de soluções abrangente." Ele diz que a solução da 3Par envolve a oferta de hardware e software, bem como serviços, que serão fornecidos pela área de Enterprise Services, originada da compra da EDS.
A aposta da HP na solução da 3Par, que até ser adquirida não tinha presença na América Latina, está nas características do produto. Uma delas é a redução da necessidade de capacidade de armazenamento em 50%. "A solução consegue acomodar as informações na metade do espaço físico do disco, sem compressão", garante Díaz, ao ressaltar que ela também reduz pela metade os custos com energia e refrigeração e no espaço utilizado no data center. Essa economia, segundo o executivo, é proporcionada pela tecnologia Thin Provisioning, que reserva recursos de armazenamento de acordo com as necessidades das aplicações.
De acordo com o diretor de vendas da HP Brasil, Carlos Toledo, a eficiência e a tecnologia da solução têm despertado muito interesse das empresas da região. Segundo ele, antes mesmo de a HP concluir a compra da 3Par, durante as negociações, muitas empresas latino-americanas e brasileiras que mantêm parceria com organizações usuárias da solução nos Estados Unidos já buscavam conhecer o produto. "Houve um interesse muito grande por parte dos data centers no Brasil", afirma.
- Poertfólio