A companhia aérea holandesa KLM lança hoje serviço que integra seu sistema de reservas com as redes sociais Facebook e LinkedIn. Denominado Meet & Seat, o serviço permite que passageiros conectem as suas reservas de voos aos seus perfis individuais nessas redes e, com isso, identifiquem quem mais estará no mesmo avião.
Por enquanto, o serviço abrange apenas os voos de Amsterdã para São Paulo e para as cidades norte-americanas de Nova York e São Francisco. Mas a expectativa da empresa é estendê-lo para outros destinos intercontinentais.
O mérito do Meet & Seat, segundo a KLM, é facilitar o contato entre viajantes que tenham as mesmas preferências ou interesses, o que tornaria a viagem mais interativa e estimulante.
"Com o Meet & Seat, a KLM dá um passo à frente no uso das redes sociais para construção de novas oportunidades de negócios. Esse novo serviço conecta passageiros e propõe uma viagem mais inspiradora", diz Erik Varwijk, diretor geral da KLM.
A empresa ressalta que o serviço permite não apenas que o passageiro identifique conhecidos que eventualmente estejam na mesma aeronave, mas também participantes de um mesmo evento, e que, a partir desse conhecimento, possam, por exemplo, agendar uma reunião ou um café antes do voo, selecionar assentos próximos ou combinar o uso compartilhado de táxi.
A empresa destaca que os passageiros só podem visualizar as informações de outros viajantes se tiverem os seus perfis no Facebook ou no LinkedIn ligados ao Meet & Seat. Mas os usuários podem escolher quais informações pessoais desses perfis serão compartilhadas.
No site KLM.com.br, o serviço está disponível na ferramenta "Gerenciar minhas reservas". Segundo a empresa, os passageiros podem escolher suas poltronas no prazo entre 90 dias e 48 horas de antecedência da partida, dispondo de tempo para eventuais contatos com companheiros de viagem.