Publicidade
Início Segurança Mercado (Segurança) Isofarma investe na segurança do paciente com aplicação do código GS1 DataMatrix...

Isofarma investe na segurança do paciente com aplicação do código GS1 DataMatrix nos medicamentos

0
Publicidade

Com o objetivo principal de garantir a segurança do paciente em ambiente hospitalar, a Isofarma investe na identificação única por meio da tecnologia do Código Bidimensional GS1 DataMatrix em suas linhas de medicamentos, garantido assim a rastreabilidade dos medicamentos. A iniciativa surgiu a partir de uma solicitação e parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein de São Paulo, em 2008.

Além de visar a segurança do paciente, a Isofarma também considerou o desperdício existente no processo de fracionamento (individualização dos medicamentos) que abrange questões relativas à perda de tempo e dinheiro, uma vez que o processo de individualização dos medicamentos envolve mão de obra e o custo adicional de manutenção das etapas de reembalagem e reetiquetagem, além de erros que podem ocorrer com a identificação incorreta dos itens.

A unitarização em ambiente hospitalar possui responsabilidade direta na redução do prazo de validade do medicamento, uma vez que é necessário que o produto seja removido de sua embalagem primária original e reembalado. Para esta prática, conforme a publicação RDC 67/2007 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o processo de reembalagem nas máquinas table-top, a validade do medicamento deve ser reduzida a 25% do tempo restante da data original do fornecedor.

Há ainda possibilidade de falhas decorrentes de erros de digitação (nova identificação do medicamento, número do lote e dados referentes à validade do produto), o que pode gerar erros graves como a troca de medicamentos direcionados ao paciente.

 

 

(clique na imagem para ampliar)

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile