Novo sistema traz mais agilidade aos negócios da Extrafruti

0

O Extrafruti, um dos maiores atacadistas e distribuidores de frutas, legumes e verduras do Espírito Santo, está colhendo os frutos de uma gestão com processos mais estruturados e dinâmicos após implantar a solução de gestão da Sankhya. Apesar de recente, o projeto, que começou a rodar em janeiro de 2015, já trouxe melhorias em diversas áreas da empresa.

O sistema utilizado pela empresa anteriormente já não atendia mais suas necessidades de gestão, que foram surgindo devido ao crescimento do negócio. "A solução antiga não nos permitia fazer alterações de forma fácil e isso gerava muita dependência do fornecedor, o que travava a operação de alguns processos, dificultando o acesso a relatórios em tela e aos indicadores que a gente precisava", afirma Leonardo Lourenço, diretor de serviços da Extrafruti, lembrando que a possibilidade de modificar ou reestruturar algumas funcionalidades do sistema foi um dos motivos da escolha pela Sankhya.

Com a implantação dos módulos: Financeiro, Comercial, Produção, Metas e Controle Orçamentário, Pessoal, Livros Fiscais, Contábil e Patrimonial, a empresa alcançou melhorias significativas em diversas áreas. Ao todo, foram nove módulos implantados. "Os recursos oferecidos pelo software permitiram uma melhor visão do nosso negócio, agilizando a nossa tomada de decisão", diz Lourenço.

Ele destaca os benefícios trazidos pelo Módulo Metas e Controle Orçamentário. "Conseguimos antecipar nossas decisões, permitindo que todos os gestores da empresa acompanhem o status atualizado das metas em tempo real, a qualquer momento e em qualquer lugar. Isso nos permite programar melhor nossos investimentos. No sistema anterior, só conseguíamos fazer o acompanhamento deste indicador após o fechamento do mês", explica.

Outros setores que ganharam agilidade foram o fiscal e o contábil. "Com a integração dos módulos de Livros Fiscais e Contábil apuramos os impostos de forma mais detalhada, o que contribui para entender melhor o que está gerando cada tributo e a origem dele. E isso é excelente, porque eu consigo tomar decisões com base no meu fechamento contábil, que também foi agilizado em pelo menos 10 dias", analisa.

O executivo argumenta ainda que o Módulo Comercial retrata como foi feita na prática a adequação da solução ao dia a dia da empresa. "O departamento comercial não tinha precisão para identificar o peso real de cada embalagem/caixa de produto, mas, agora, conseguimos otimizar esses processos específicos do nosso negócio, pois o sistema nos dá a informação exata, e, isso impactou diretamente na precisão de cálculo sobre os produtos comercializados. Desta forma, otimizamos o controle comercial e conseguimos um melhor faturamento dos pedidos que saem do estoque", finaliza o executivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.