Justiça Federal em SP inaugura espaço de Inovação e Inteligência

0
0

Na última sexta-feira, 31, a Justiça Federal de São Paulo inaugurou o seu "Espaço de Inovação e Inteligência". Localizado no 11º andar do Fórum Pedro Lessa, na av. Paulista, o novo espaço foi criado sob o conceito da cultura da inovação e do trabalho colaborativo. A sua concepção objetiva a realização de uma gestão compartilhada onde equipes de diferentes áreas atuem em conjunto na execução de trabalhos e na solução de novas demandas e desafios.

"Esse espaço consolida a cultura da inovação na gestão, com a criação de uma estrutura organizacional favorável ao desenvolvimento de novas habilidades e que dá suporte à transformação na forma de pensar e fazer a prestação do nosso serviço", afirmou a juíza federal diretora do Foro, Luciana Ortiz, durante a solenidade de inauguração (foto).

A desembargadora Therezinha Cazerta, presidente do TRF3, enfatizou que a configuração e mobiliário diferenciados estão alinhados ao conceito do espaço. "Essa modernidade estimula a criação coletiva de forma muito diferente dos modelos de trabalho no Judiciário", disse.

O Espaço de Inovação e Inteligência abrigará a equipe da Subsecretaria de Comunicação, Conhecimento e Inovação (UCIN) que engloba as Seções do Laboratório de Inovação (iJuspLab) e de Gestão Socioambiental e Responsabilidade Social, e os Núcleos de Comunicação Social, Escola de Servidores, Biblioteca e Inovação Tecnológica. "A retirada das barreiras físicas é simbólica. Objetivamos que as pessoas entendam que o trabalho colaborativo e criativo vai nos conduzir a fazer mais e melhor", explicou a diretora da UCIN, Gisele Molinari Fessore.

No mesmo local funcionará, também, o Centro Local de Inteligência (Clisp) e um espaço para reuniões do Centro de Justiça Restaurativa. "Um espaço como esse incentiva o trabalho em colaboração, algo muito importante e que está embasando também o que é realizado no Clisp", analisou a juíza federal Katia Herminia Roncada. A arquiteta Elaine Ferreira Loverra, responsável pelo desenvolvimento do novo espaço, explica o conceito aplicado na sua elaboração. "Utilizamos a horizontalidade, removendo barreiras e buscando a integração, a convivência. As cores se integram para incentivar a criatividade". 

A solenidade de instalação do Espaço de Inovação e Inteligência contou com a presença de juízes, desembargadores, servidores e autoridades como os presidentes da Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE), juiz federal Fernando Mendes, da Associação dos Juízes Federais de São Paulo e Mato Grosso do Sul (AJUFESP), Otávio Port e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Paulo Skaf, além do  desembargador federal aposentado do TRF4, Vladimir Passos de Freitas. (SRQ).

Deixe seu comentário